(Texto Final)RED: Os usuarios da HDSLR deveriam se envergonhar.

spot_imgspot_img

Jim Jannard da RED provocou os usuários das DSLR dizendo que eles deveriam ficar envergonhados por filmarem com 1080p em sensores line-skipping.

Post original do Jim Jannard (fundador da RED)

I fully expect the DSLR manufacturers to get it right at some point. Make a non-line-skipping 4K camera. At that point, the difference will be RAW 5K and 6K vs. whatever they make. Until then, a line-skipping 1080P camera is just not in the running for a pro camera. Can you make OK images with a line-skipping 1080P camera? Sure. Should you be embarrassed? Yes. We are not in that business.

I saw the Canon commercial about shooting “motion stills”. They should be ashamed. Just try to take a still from their motion 1080P capture…

Algumas interpretações dos comentários feitos por Jim dizem que Jannard estava se dirigindo a Canon e não aos usuários HDSLR. Se foi realmente assim, então é desnecessário bater com força no movimento HDSLR.

  • Deveria o cara que desenhou os sensores da Canon 5D ter ficado envergonhado quando ele viu do que seu chip foi capaz no Stag Theatre?
  • Deveria a Canon envergonhar-se do que eles entregaram ao mercado no final de 2008, a camera que revolucionou o video a um preço surpreendentemente tão baixo?
  • Deveria a Canon envergonhar-se por começar a democratizar as filmagens mesmo sem querer?
  • E as fábricas de eletrônicos e sensores no Japão ou os engenheiros que fazem esses produtos? Deveriam se envergonhar também?
  • E sobre toda a criatividade, todo o trabalho brilhante posto para fora por pessoas que utilizam as ferramentas da Canon. São eles uma vergonha porque utilizam 1080p line skipping sensor?
  • Provavelmente você me entende agora.

O que quer que  seja que Jim ache que a Canon deveria se envergonhar, não é a line-skipping 1080p DSLR a qual tem permitido a incontáveis talentos expandirem suas asas (seus horizontes / desenvolverem suas habilidades). A Canon fez uma câmera amadora. Se a Canon realmente tentou atingir o mercado da RED e lançar a sua versão da Epic ou Scarlet com preço similiar seria significantemente melhor que uma HDSLR.

Canon e Panasonic tem uma abordagem mais secreta e fechada para os negócios, enquanto RED fala mais abertamente. A Canon precisa dessa abordagem secreta considerando que a RED, ilhada em seu nicho de cinema digital, não precisa se preocupar muito com isso.  Mas algumas das coisas que eles dizem… bem, não são construtivas.

Jim fala sempre sobre o line-skipping mas nunca sobre o preço. Graeme Nattress fala sempre sobre lin skipping e mais, mas nunca sobre o “pixel binning” da GH1. RED continua com 5K, mas quando a filmagem DSLR é mostrada num cinema (como a filmagem do Bloom no Stag Theatre) fica fantástica.

Apenas a crítica não se justifica. O que as pessoas fazem com a câmera é o que importa.

Em relaçao a Foxconn

A Red diz que os atrasos na entrega da Scarlet estão relacionados aos suicidios na fabrica da Foxconn de Taiwan.

Jim disse nos foruns da RED que os atrasos se devem aos problemas de suicidio nas fabricas da Foxconn de Taiwan e que eles estão num processo recolocação de 800.000 trabalhadores chineses em Taiwan. O que politicamente é impossível. De acordo com outros sites que tenho visitado, a informação é que as novas fabricas são totalmente robotizadas.

Será a RED realmente um cliente da Foxconn? Todos nós duvidamos. Qual a verdadeira razão por traz dos problemas de fabricação das RED?

Estaria a RED pronta para se abrir ao mercado?

Será bom para a empresa quando a RED se abrir ao mercado. Eu acredito que as empresas deveriam ser o mais abertas possíveis. Panasonic e Canon fazem entrevistas estranhas com os candidatos mas nunca revelam timeframes ou especificações com antecedência para evitar que seus concorrentes façam manobras estratégicas com eles.

Onde a RED chega ela mosta sua tirania e fanatismo contra as DSLR. REDUSER.net não trabalha bem como uma ferramenta de comunicação com o cliente. É apenas um canal muito simples de comunicação. O mundo exterior é ignorado até que alguma coisa negativa aconteça e todo o descontentamento dos usuários invadem os foruns de discussão na net. Essa é uma situação ridícula em que a RED acaba se colocando. Na minha opinião a RED deveria ser mais aberta de maneiras positivas mostrando suas qualidades enquanto mantem o interesse do publico (não fazendo apenas marketing), isso seria melhor que lavar roupa suja em público.

Será  4k uma loucura?

Quando Jim diz que a 1080p (resolução de 2k) não é boa o suficiente e que é o VHS do futuro, isso não é positivo. Isso é apenas um ataque a qualidade de imagem do HD. A resolução não é o mais importante atributo do cinema que a RED parece achar que é. Mais e mais cinema é digerido em casa. Como o 4k seria util para o formato no futuro em casa? Particularmente falando, minha namorada jamais permitiria colocar uma tela IMAX na sala de estar ou uma TV com mais de 50″apenas para isso – 1080p é o suficiente.

Mas a relação de contraste, estilo de filmagem, profundidade de campo e cor são mais importantes que a diferença entre 2k e 4k. Muitos detalhes podem também distrair e cansar os olhos. Entretanto a internet é outro elefante na sala. Mais e mais pessoas assistem os programas de entretenimento nas telas do computdor ou baixam os arquivos em conexões de banda larga. De novo a 4k não se ajusta a essas massas.

A RED não se importa com as massas, eles apenas se preocupam em fazer a melhor camera digital de cinema possível. Mas eles estão subjulgando a maneira como as pessoas começaram a “digerir” video e cinema e estão superestimando a importancia das específicações frente a acessibilidade das cameras em mãos certas.

Quando Canon e a Panasonic entrarem no mercado de cameras digitais com grandes sensores e a tecnologia DSLR fizer um grande salto, as coisas ficarão ainda mais difíceis para a RED se eles continuarem  a fazer suposições sobre a procura pela 4k.

Versão que fiz com a minha namorada, em português da EOS HD, para que possam tambem comentar.

Artigos recentes

8 COMMENTS

  1. Já adicionei também aqui a favoritos, blog perfeito! Algumas duvidas:
    1)A utilização por períodos muito longos (videos) exige que o obturador fique aberto direto, isso com o tempo poderá danificar o mesmo?
    2) Tempo de gravação se limita realmente a 12 minutos ou depende do cartão de memória? Digo isso porque vi varios videos em “timelapse”, e isso exige muito tempo de gravação!
    Dúvids relacionadas a canon 7D e 5D Mark 2!
    Values!!

    • Ola.
      Quanto ao obturador fique aberto, so pode ter problemas se ficar direto para o sol e sem filtro, digo eu …
      Já quanto a tempo de gravação tem a ver com o limite de 4gb que dá +- 12 minutos em HD e 24 minutos em SD. O timelapse não passa de fotografias, onde se coloca um programador que tira uma foto conforme a programação de 1 segundo a X segundos, ai o limite é o cartão e bateria.
      P.S. os rolos de 35mm duram em media 10 minutos, passado esse tempo para tudo para colocar novo rolo, ja nas câmeras da Canon (a Panasonic GH1 , já não tem esse problema )basta stop e rec de novo em um segundo se faz isso.

  2. Maravilha Helder, brigadão pelas dicas! E sobre a GH1, li sobre atualização do firmware dela, e que isto melhorou consideravelmente a qualidade dos vídeos, é tanta opção que fica muita duvida. Pergunto a vc:
    – Canon 7D, 5D Mark II ou Panasonic GH1? Qual dessas vc investiria para trabalhos em vídeos?
    – E sobre o seu P.S. ai em cima, onde vc diz “os rolos de 35mm duram em media 10 minutos, passado esse tempo para tudo para colocar novo rolo, ja nas câmeras da Canon (a Panasonic GH1 , já não tem esse problema )” Como funciona o sistema da Panasonic Gh1 então?
    valeus!!!

  3. Ola, obrigado tambem ao Jean Goral .
    Eu tenho uma T2i e uma 7D.
    Adorei este novo firmware do tester 13 e estou aguardando uma resposta por parte da Canon ou do time da Magic Lantern, que são uns caras tem alteraram o firmware da 5D mark II e tem em mãos a 7D mas ainda não conseguiram fazer nada de relevante, quanto a estética a GH1 parece um brinquedo.
    Quanto a GH1 o limite de tempo está no tamanho do cartão ,4gb, 8gb, 16gb, 32gb, 64gb…

  4. Helder,
    Que bom que seu Blog está entrando nos favoritos de muita gente. Aqui no meu, também adicionei. Fique certo de uma coisa, um Blog desses estava faltando para os que falam português. O debate é que vai nos dar cada vez mais conhecimento.
    Sobre as RED, eu estou esperando uma reviravolta no mercado. Pode aguardar que ainda este ano a Canon vai entrar com força total, eles sabem competir, são japoneses.
    Vão achar uma solução com preços muito mais em conta que uma RED. Esses comentários do representante da RED foram feitos para criar polêmica e manter a marca na audiência, pois as DSLR’s em alguns casos conseguiram apagar os holofotes da Scarlet e elas também, foram a pedra no sapato deles, o calo que doi o dia todo, por que eles não tem condições de economia em escala nem de esquemas comerciais mundiais para enfrentar a SONY, Canon e Panasonic. Vamos aguardar, essa briga é boa.

  5. Opa, eu “again”! Estou com uma duvida muito grande entre adquirir uma 7D ,5D Mark II ou uma Panasonic GH1, vi algumas imagens em que a 5D se sai melhor com isos altos, mas isso é muito relevante?
    Gostaria de um conselho da galera aqui, sobre qual camera devo ivestir, se as lentes standart que vem com a 7D ( 28-135mm f/3.5-5.6 ) me darão uma qualidade como as do video do casamento, e se a steadicam merlin vale a pena comprar!
    Os trabalhos que irei realizar, serão basicamente takes curtos, algo como clipe de musica, videos institucionais. Me ajudem por favor!!!

    • Olá Marcos
      Então… A Panasonic passou agora, quanto a mim, a ser uma opção viável,mas se tiver o software hakeado, e ele não é muito estável , pelo que tenho lido, pois no software original ela nao vem com 24p verdadeiros, senão me engano ela grava a 60i e converte para 24p automaticamente, por isso penso que ela é pior ate que a t2i.