A Sony anunciou a FR7 , uma câmera PTZ com lente intercambiável, sensor full frame com ND eletrônico variável.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
- Suporta vídeo até UHD 4K120
- Intercambialidade de lentes Sony E-Mount
- Sensor de quadro completo 4K
- Saída 12G-SDI, HDMI e streaming
- Filtro ND Eletrônico Variável
- Movimento panorâmico e inclinado suave e lento
- Controle remoto de IR, IP e aplicativo da Web
- Instalação PoE+ Flexível
- Lâmpadas Genlock, Timecode e Tally
- Peso 4,7Kg
- Preço: US$ 9.699,99 e será entregue a partir de novembro de 2022
Cinematografia com robótica
A FR7 oferece controlo de rotação horizontal, inclinação e zoom (PTZ) com um sensor de imagem full-frame e objetivas de montagem tipo E. A distância focal e a profundidade de campo conferem liberdade criativa e com a capacidade PTZ abrem as portas a um novo mundo de potencial criativo.

Comando inovador Com uma aplicação Web recém-desenvolvida que permite um acesso fácil através de código QR ou entrada de URL, pode configurar a FR7 a partir de um de um browser da Web num tablet ou PC. Também pode utilizar o RM-IP500 opcional para uma operação precisa de rotação horizontal, inclinação e zoom controlada por joystick.
Tecnologia avançada para expressão cinematográfica
Com o nome Cinema Line, a FR7 integra as principais funções que suportam a expressão cinematográfica. Inclui um sensor de imagem CMOS full-frame de 35 mm retroiluminado numa câmara de rotação horizontal, inclinação e zoom (PTZ). O BIONZ XR™ contribui para uma boa qualidade de imagem com alta sensibilidade, gradações suaves e cores realistas.
Latitude impressionante para uma expressão potente
A FR7 oferece ampla latitude superior a 15 pontos7 para evitar realces apagados e sombras bloqueadas. No modo Cine EI, a sensibilidade base pode ser definida para ISO 800 ou 12800 para uma apresentação consistente, apesar das condições de luz.
AF de olhos em tempo real para captação remota
Graças ao processador BIONZ XR, a FR7 oferece um desempenho AF fiável, indispensável para a captação remota. A focagem ocular precisa segue um olho mesmo quando os objetos estão a olhar para cima ou para baixo num ângulo acentuado.
Seguimento em tempo real para captação remota
Concentre-se na composição e deixe a focagem para a câmara. Na aplicação Web da FR7, o seguimento por toque inicia a focagem automática para o objeto escolhido, completo com o seguimento em tempo real para uma produção profissional eficaz
Câmara lenta para várias possibilidades criativas
A câmara lenta suave 5x permite amplas possibilidades criativas, tornando cada momento mais nítido e dramático. A FR7 permite a captação interna em câmara lenta até 120 fps9 em resolução 4K e até 240 fps em Full HD.
Saída 4K 60p 4:2:2 de 10 bits
A FR7 suporta uma saída limpa e de qualidade elevada através dos seus conetores HDMI e SDI OUT. Permite gravar Apple ProRes 422 ou Avid DNxHR® em formato 4K 60p 4:2:2 de 10 bits com gravadores externos compatíveis com um cabo HDMI ou SDI.
Gravação All-Intra para captação precisa da ação
A FR7 oferece gravação interna em 4K, com profundidade de 10 bits e amostragem de cor 4:2:2 com a compressão All-Intra e Long-GOP. Isto permite levar a gradação de cor mais além e reter a gradação natural, para uma edição verdadeiramente livre.
Operação de rotação horizontal, inclinação e zoom suave
Capte a cena a partir de qualquer ângulo
A FR7 incorpora as funcionalidades de rotação horizontal, inclinação e zoom3 suaves que podem ser remotamente controladas ou recuperadas de posições predefinidas. O intervalo do ângulo de rotação horizontal é de –170° a +170° e o intervalo do ângulo de inclinação é de –30° a +195° quando utilizado na orientação vertical normal.
Uma aplicação Web dedicada com todas as funcionalidades
Com a aplicação Web dedicada, pode utilizar o browser da Web num tablet ou computador1 para rodar, inclinar, fazer zoom, focar, gravar e ajustar as definições da câmara. Pode aceder a câmaras em locais difíceis com o código QR de cada câmara. A aplicação Web usa o formato de menu da FX6 para um funcionamento intuitivo.
Captação multicâmara
Expanda as suas opções criativas
A FR7 suporta a produção com várias câmaras e uma equipa reduzida. Pode ser montada num tripé, no teto ou em locais de acesso limitado, para seguir e gravar os objetos de forma discreta a partir de vários ângulos de visualização. Pode utilizar-se um único comando RM-IP500 para uma configuração com até 100 câmaras FR7 (10 grupos de 10 câmaras)
Ligação a dispositivos externos
Ligação fácil a dispositivos externos para permitir a sincronização timecode, controlo das luzes indicadoras e coordenação dos sinais de sincronização em configurações com várias câmaras.
Conetor TC IN
Recebe o código de hora de um dispositivo externo para ser usado na sincronização.
Conetor “opcional”
Liga os sinais das luzes indicadoras a um dispositivo externo.
Conetor GENLOCK
Recebe sinais de sincronização de um dispositivo externo para utilização em configurações com várias câmaras.
Transmissão IP simples
Suporte para vários protocolos para todas as necessidades de transmissão
Com a transmissão RTSP, a saída de vídeo é distribuída em simultâneo para cinco Viewers. O SRT permite a transferência de vídeos de alta qualidade e baixa latência, mesmo com uma rede instável. E o NDI|HX liga a dispositivos NDI compatíveis, switchers e servidores multimédia, para a produção eficiente de vídeo ao vivo com protocolos da Internet.
Capacidades de Gravação
A FR7 possui recursos de gravação integrados. Possui dois slots para cartões CFexpress Tipo A ou SD/SDHC/SDXC.
A FR7 pode gravar em 4K DCI, UHD ou HD em vários tipos de XAVC a até 600Mb/s. Essencialmente, tem as mesmas opções de gravação que o FX6.
Você pode gravar todas essas opções XAVC em um cartão CFexpress Tipo A ou
Se você não quiser gravar em 4:2:2 de 10 bits, também pode optar por gravar em 4:2:0 de 10 bits ou 4.2.0 de 8 bits com taxas de bits mais baixas.
A FR7 pode capturar 4K DCI em até 59,94P em 4:2:2 XAVC Intra de 10 bits (Classe 300). Em UHD pode capturar até 120P também em 4:2:2 XAVC Intra de 10 bits (Classe 300). A Sony não especifica especificamente qual é a taxa de bits ao gravar UHD em 100 ou 120P. Uma coisa que você precisa estar ciente é que a câmera não pode gravar em 4K DCI em taxas de quadros acima de 59,94p.
Também existem opções de gravação XAVC Long GOP, se você quiser minimizar o espaço do cartão.
XAVC Intra 422 10 bits (Classe 300)
RESOLUÇÃO | FREQUÊNCIA DO SISTEMA | BITRATO |
4K DCI (4096×2160)* | 59,94P 50P 29,97P 25P 24P/23,98P |
600 Mbps 500 Mbps 300 Mbps 250 Mbps 240 Mbps |
UHD (3840×2160)** | 59,94P 50P 29,97P 25P 24P/23,98P |
600 Mbps 500 Mbps 300 Mbps 250 Mbps 240 Mbps |
*S&Q de 1-60fps está disponível nestes modos, no entanto, não está disponível se você estiver produzindo RAW sobre SDI.
**S&Q 1-60fps e 100/120fps estão disponíveis nestes modos, no entanto, 100/120fps não está disponível ao emitir RAW sobre SDI.
XAVC Intra 422 10 bits (Classe 100)
RESOLUÇÃO | FREQUÊNCIA DO SISTEMA | BITRATO |
FHD (1920×1080* | 59,94P 50P 29,97P 25P 24P/23,98P |
600 Mbps 500 Mbps 300 Mbps 250 Mbps 240 Mbps |
*S&Q 1-60fps e 100/120/200/240fps estão disponíveis nestes modos.
Por favor, esteja ciente de que 100/120/200/240fps estão disponíveis apenas no modo de disparo de quadro completo. Eles não funcionam no modo S35.
XAVC Long GOP 420 8 bits
RESOLUÇÃO | FREQUÊNCIA DO SISTEMA | BITRATO |
UHD (3840×2160)* | 59,94P 50P 29,97P 25P 24P/23,98P |
150 Mbps 150 Mbps 100 Mbps 100 Mbps 100 Mbps |
*S&Q 1-60fps e 100/120fps disponíveis nestes modos.
XAVC Long GOP 422 10 bits
RESOLUÇÃO | FREQUÊNCIA DO SISTEMA | BITRATO |
FHD (1920×1080)* | 59,94P 50P 29,97P 25P 24P/23,98P |
50Mbps 50Mbps 50Mbps 50Mbps 50Mbps |
Você pode encontrar mais informações diretamente da pagina da Sony Portugal