A Sony apresentou hoje a FX30. Uma câmera de cinema digital de nível básico da Sony. Essencialmente, é um bebê FX3 com um sensor APS-C. Possui todas as mesmas opções de gravação, codecs, taxas de quadros, etc. que são encontradas no FX3.
Repare a cor da FX3/A7sIII e da FX30( o verde é muito melhor)
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
- Sensor APS-C retroiluminado 4K 20.1MP
- UHD 4k até 120p
- Reivindicou mais de 14 stops de DR
- AF com detecção de rosto e Eye-AF
- Gravação interna UHD 4:2:2 de 10 bits
- S-Cinetone
- Gravação RAW externa 16-Bit com Atomos Ninja V/V+
- HD até 240 fps
- Quatro canais de gravação de áudio
- HDMI em tamanho real
- Estabilização no corpo de 5 eixos
PRIMEIROS REVIEWS:
Ao contrário do FX3, que é essencialmente um a7S III em uma configuração um pouco mais centrada em vídeo, o FX30 não é baseado em nenhuma câmera da série alfa Sony APS-C existente.
A Sony está divulgando a FX30 como uma câmera de produção móvel leve e compacta para criadores de conteúdo e usuários iniciantes. O que a Sony espera é que esta seja uma droga de entrada para que, eventualmente, as pessoas mudem para suas outras câmeras de cinema assim que ganharem mais experiência.
O FX30, assim como o FX3, pelo menos na minha opinião, se inclina mais para alfa do que para Cinema. Ainda acho um pouco estranho que as câmeras FX30 e FX3 façam parte da ‘ Linha Cinema ‘, pois não possuem muitos recursos que você associaria a uma câmera de cinema digital.
Você também não pode alterar o obturador de ângulo para graus e as taxas de quadros, por exemplo, exibem 23,98p como 24p. Ter a taxa de quadros não exibida com precisão é uma implicância minha, e também se você quiser que esta seja uma câmera de cinema de nível básico que deveria ser um trampolim para câmeras mais caras que você está vendendo, inclua o cinema básico configurações da câmera, como poder exibir o obturador em graus.
No passado, a Cinealta era a marca de câmeras de cinema digital da Sony, no entanto, os tempos mudaram, e com os preços das câmeras continuando a cair e a acessibilidade que todos agora têm a elas, talvez esse tipo de marca não seja mais relevante.
Pessoalmente, eu teria preferido ter visto a VENICE e a VENICE 2 ainda cair sob o rótulo Cinealta.
A Sony projetou o FX30 para ser o mais pequeno e compacto possível, e segue os passos do FX3. Não é muito menor que o FX3.
Assim como o FX3, o FX30 não possui um EVF. Estou em duas mentes sobre isso. Por um lado, as pessoas realmente usariam um? Mas, por outro lado, é sempre bom ter um EVF em um híbrido sem espelho. Sim, o FX30 não possui todos os recursos fotográficos que as câmeras da série alpha possuem, mas você ainda pode usá-lo para tirar fotos.
Sem um EVF, o único monitoramento da câmera vem na forma de um LCD touchscreen articulado de 3? 1.440.000 pontos, que é exatamente o mesmo usado no FX3 e a7S III.
Para manter o custo baixo, a Sony, sem dúvida, usou componentes existentes e é provavelmente por isso que o FX30 compartilha a mesma tela LCD que o a7S III e o FX3
Sem um EVF, o único monitoramento da câmera vem na forma de um LCD touchscreen articulado de 3? 1.440.000 pontos, que é exatamente o mesmo usado no FX3 e a7S III.
Para manter o custo baixo, a Sony, sem dúvida, usou componentes existentes e é provavelmente por isso que o FX30 compartilha a mesma tela LCD que o a7S III e o FX3
Assim como o FX3, o FX30 possui seu próprio exoesqueleto que permite montar acessórios sem precisar usar uma gaiola de câmera de terceiros. À primeira vista, isso parece ser uma jogada inteligente da Sony, mas se você olhar com cuidado, metade dos pontos de montagem não pode ser usado porque eles acabam obscurecendo áreas onde você precisa segurar a câmera ou conectar um cabo HDMI. você estiver usando a alça superior, perderá automaticamente dois dos orifícios da rosca de qualquer maneira. Embora seja bom ver um exoesqueleto integrado, eu pessoalmente não acho que foi bem pensado e estou surpreso que a Sony não pegou o feedback que recebeu do FX3 e o aplicou ao FX30.
Tamanho e peso
O FX30 é bem pequeno, no entanto, ainda pesa 562g (somente corpo) / 19,82 oz. Com bateria e cartão de memória pesa 646g / 22,78 oz. A câmera tem dimensões físicas de 129,7 mm x 77,8 mm x 84,5 mm (L x A x L9.
Como comparação, o FX3 pesa 640g / 22,57 oz (somente corpo) e o a7S III pesa 614 g / 21,65 oz (somente corpo).
Ventilador embutido
A FX30 possui uma ventoinha de resfriamento embutida, assim como o FX3, que a Sony de alguma forma conseguiu espremer no corpo minúsculo da câmera. A entrada de ar fica na parte inferior da câmera e a exaustão fica no lado esquerdo, abaixo da porta HDMI.
Embora a Sony não afirme que a câmera não vai superaquecer, eles dizem que você pode gravar UHD 60p 4:2:2 10 bits em temperaturas ambientes de 25 ° C (77 ° F) continuamente (bem, até 13 horas) sem problemas de superaquecimento. Isso ocorre com a temperatura de desligamento automático definida como alta e o ventilador de resfriamento definido como automático .
Agora, dependendo do modo em que você está fotografando e da temperatura ambiente, você ainda pode ter problemas de superaquecimento ao gravar por longos períodos de tempo.
Você tem algumas opções quando se trata de configurações para o ventilador.
É impressionante que a Sony tenha conseguido tornar o FX30 tão leve e pequeno, especialmente porque incluiu um ventilador de refrigeração.
Sensor
A PXW-FX30 usa um sensor CMOS Exmor R 4K retroiluminado 3:2 APS-C de 26 megapixels. A Sony me disse que este é um sensor novo e não é encontrado em nenhuma de suas outras câmeras APS-C. Agora, esses 26MP só estão disponíveis ao tirar fotos. Ao gravar vídeo em uma proporção de 16:9, os megapixels efetivos usados ??são 20,1 MP.
O FX30 é capaz de gravar vídeo UHD (3840×2160) em até 60p a partir de uma imagem 6K oversampled (5976×3356) sem separação de pixels ou salto de linha.
Se você deseja gravar UHD em 100/120p, faça isso com um corte adicional de 1,6x.
Acima, a linha azul indica a área estática 3:2 6192×4128 (26MP). A linha laranja indica a área de gravação de filme 16:9 UHD ao gravar até 59,98p. As linhas amarelas indicam a área de corte UHD 100/120p.
Acima, você pode ver a diferença no corte obtido quando deseja gravar em UHD 100/120p.
Acima você pode ver a diferença entre um sensor padrão (à esquerda) e um sensor retroiluminado à direita. A tecnologia retroiluminada coloca a fiação de metal do fotodiodo abaixo do diodo em vez de acima dele. Os sensores retroiluminados oferecem maior sensibilidade e menos ruído.
O FX30 utiliza o mesmo processador de imagem BIONX XR encontrado no a7S III, FX3 e FX6. O processador afirma ser capaz de ler o sensor 3x mais rápido que o a7S II e 2x mais rápido que a maioria dos sensores híbridos sem espelho tradicionais. Este processador é considerado 4x mais rápido que o que foi usado no FS5.
Ao contrário do FX3, que possui uma contagem baixa de megapixels, o FX30 possui aproximadamente 66% a mais de pixels, por isso será interessante ver se a leitura do sensor é tão rápida e como é o desempenho do obturador. A Sony afirma que a velocidade de leitura é muito rápida e que a câmera tem obturador de rolamento mínimo.
A maior desvantagem com o irmão maior do FX30, o FX3, é que, por utilizar um sensor 4K de megapixel menor, ele só pode gravar UHD em full-frame. Se você alternar para o modo de disparo 1,5x S35, estará limitado a gravar em HD.
Para quem trabalha em notícias, documentários ou até mesmo eventos, ter uma câmera com sensor de tamanho APS-C faz muito sentido. Você pode usar lentes mais leves e acessíveis que tenham um alcance focal maior do que suas contrapartes de quadro completo.
A Sony está reivindicando mais de 14 paradas de faixa dinâmica do FX30, mas eu consideraria esse número com um grão de sal. A maioria dos fabricantes exagera o alcance dinâmico real de suas câmeras. Isso é cerca de um stop menor que o FX3.
A Sony também fez questão de enfatizar que todas as câmeras da Linha Cinema têm ciência de cores semelhante e que todas foram projetadas para combinar. Dado que o FX30 possui S-Cinetone, se você também estiver usando o FX3, FX6 ou FX9 com S-Cinetone também selecionado, as câmeras devem combinar muito bem.
O sensor do FX30 não será tão bom quanto o FX3 em ambientes com pouca luz. O ISO máximo que a câmera é capaz é de 32.000 ISO. Como comparação, com o FX3 você pode ir até 102.400 ISO (expansível até 409.600).
Sem Variável Eletrônica ND
Isso não é nenhuma surpresa. O FX30, assim como o FX3, não possui o mesmo sistema ND variável eletrônico encontrado no FX6 e FX9. Na verdade, ele não possui nenhum ND embutido.
A principal razão pela qual o FX30 e o FX3 não possuem ND variável eletrônica é devido ao seu pequeno tamanho. Não tem nada a ver com estabilização de imagem no corpo de 5 eixos ou qualquer outra coisa.
O mecanismo do sistema ND eletrônico variável da Sony é colocado abaixo do sensor no FX6 e no FX9. No FX30 e FX3, não há espaço para colocar este mecanismo. Isso torna fisicamente impossível colocar este sistema em uma câmera de pequeno porte.
A Sony poderia ter utilizado um sistema ND rotativo tradicional? Essa é uma boa pergunta. Novamente, acho que, como a câmera é tão pequena, não há espaço físico para nenhum tipo de ND interno.
Uma das razões pelas quais a Canon C70 e a Sony FX6 são muito maiores que a FX30 e a FX3, é principalmente devido ao fato de ambas terem um sistema ND embutido.
ISO de base dupla
A FX30 possui um ISO de base dupla de 800/2500 ao fotografar em SLOG3 SGamut3. Para o FX3 é 800/12800 ao fotografar em SLOG3 SGamut3. Ao contrário do FX3, a Sony está oficialmente chamando o FX30 de uma câmera ISO nativa dupla. No FX3, o segundo valor ISO é referido apenas como um ISO mais alto .
O que ele pode gravar?
O FX30 possui todos os mesmos recursos de gravação que o FX3. Ele pode gravar em UHD ou HD em vários tipos de XAVC em até 600Mb/s.
Ao contrário do FX6, não há opções para gravar em 4K DCI.
Estas são as seguintes opções de codec que estão disponíveis em UHD:
- XAVC HS
- XAVC S
- XAVC SI
Se estiver filmando em HD, você pode escolher entre:
- XAVC S
- XAVC SI
O XAVC S é um formato de subconjunto, usando muitas das técnicas e tecnologias superlativas usadas no XAVC, mas destina-se a produtos de consumo e fluxos de trabalho. Ele suporta 1920×1080 HD e a versão de 3840×2160 pixels de 4K, conhecida como Quad Full HD, QFHD, UltraHDTV ou UHDTV. XAVC S é um codec mais leve com compressão Long GOP e tamanhos de arquivo gravados relativamente pequenos. O XAVC S usa o wrapper de arquivo .MP4 para maior compatibilidade e adequação nos fluxos de trabalho do consumidor.
Você pode estar familiarizado com XAVC e XAVC S, mas os novos sabores são XAVC, XAVC HS e XAVC SI.
XAVC SI é um codec All-I com uma taxa de dados de até 600 Mb/s. O XAVC-HS usa compactação H.265 para que os tamanhos de arquivo não sejam superiores a 200 Mb/s. Alega-se que oferece o dobro da eficiência do XAVC S, mas com o mesmo nível de qualidade. Mesmo 4K 120p pode ser gravado em XAVC SI.
Você pode gravar todas essas opções XAVC em um cartão CFexpress Tipo A ou em um cartão SDXC com classificação de velocidade V90. Se você não estiver gravando em XAVC SI, poderá usar cartões SD de classificação mais lenta.
Se você não quiser gravar em 4:2:2 de 10 bits, também pode optar por gravar em 4:2:0 de 10 bits ou 4.2.0 de 8 bits com taxas de bits mais baixas.
H.265/XAVC HS 4:2:2 UHD 4K de 10 bits
(3840 x 2160) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p/100p/119,88p [50 a 280 Mb/s]
H.265/XAVC HS 4:2:0 10 bits
UHD 4K (3840 x 2160) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p/100p/119,88p [30 a 200 Mb/s]
H.264/XAVC SI 4:2:2 UHD 4K de 10 bits
(3840 x 2160) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p [240 a 600 Mb/s]
Full HD (1920 x 1080) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p [89 a 222 Mb/s]
H.264/XAVC S 4:2:2 10 bits
UHD 4K (3840 x 2160) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p/100p/119,88p [100 a 280 Mb/s]
Full HD ( 1920 x 1080) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p/100p/119,88p [50 Mb/s]
H.264/XAVC S 4:2:0 UHD 4K de 8 bits
(3840 x 2160) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p/100p/119,88p [60 a 200 Mb/s]
Full HD ( 1920 x 1080) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p/100p/119,88p [16 a 100 Mb/s]
CÂMERA LENTA E RÁPIDA (TAXA DE QUADRO DE DISPARO)
Modo NTSC: 1 qps, 2 qps, 4 qps, 8 qps, 15 qps, 30 qps, 60 qps, 120 qps, 240 qps, modo PAL: 1 qps, 2 qps, 3 qps, 6 qps, 12 qps, 25 qps , 50 fps, 100 fps, 200 fps
No modo S&Q, você define sua taxa de quadros de gravação básica e, em seguida, define quantos fps deseja gravar.
Esteja ciente de que há um corte adicional ao fotografar em UHD a 100/120fps, sobre o qual falarei um pouco mais tarde.
Todas essas são boas opções e é bom ver que a Sony ofereceu aos atiradores uma variedade de formas diferentes de XAVC para escolher, dependendo de quais sejam suas necessidades. Também gosto que os modos de gravação sejam exatamente os mesmos do FX3.
Você também pode gravar proxies HD no FX30.
No papel, o FX30 e o FX3 oferecem taxas de quadros mais altas em UHD do que o FX9 mais caro. A única maneira de obter UHD 120P do FX9 é através do caro e complicado kit de extensão XDCA-FX9 e gravá-lo externamente em um produto Atomos.
Gravação RAW externa
Com problemas de patente que proíbem a gravação RAW compactada interna, o FX30 só é capaz de gravar RAW externamente. Com o FX30, você pode enviar RAW por HDMI para um Atomos Ninja V ou Atomos Ninja V +
Com o FX30, você pode produzir sinal RAW linear de 4,6 K (4672 x 2628) até 59,94p de 16 bits. Este sinal é então gravado como arquivo ProRes RAW de 12 bits. Esteja ciente de que, ao usar o Atomos Ninja V, você só pode gravar taxas de quadros de até 30p.
O que ele pode emitir por HDMI?
Abaixo está o que a câmera é capaz de transmitir via HDMI:
16 bits
brutos 4,6K (4672 x 2628) até 59,94p
4:2:2 10 bits
UHD 4K (3840 x 2160) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p
Full HD (1920 x 1080) a 23,976p/50p/59,94p
Full HD (1920 x 1080) em 50i/59.94i
4:2:0 UHD 4K de 8 bits
(3840 x 2160) a 23,976p/25p/29,97p/50p/59,94p
Full HD (1920 x 1080) a 23,976p/50p/59,94p
Full HD (1920 x 1080) em 50i/59.94i
Qual mídia ele usa?
Assim como o Fx3, a7S III e o FX6, o FX30 utiliza os novos cartões CFexpress tipo A.
Isso não significa que você precisa usar os novos cartões, a câmera ainda é compatível com cartões SD UHS-II, no entanto, você precisa dos cartões CFexpress tipo A mais rápidos se quiser gravar taxas de quadros acima de 100P.
O FX30 possui dois slots de cartão para que você possa gravar em ambos os slots de cartão simultaneamente, se desejar.
A FX30 é apenas a quarta câmera disponível comercialmente que eu conheço que pode usar cartões CFexpress tipo A. As únicas outras câmeras são a Fx3, a7S III e FX6.
O CFexpress foi anunciado no início de 2019, mas até agora só vimos cartões CFexpress Tipo B sendo utilizados. Na verdade, existem três padrões diferentes de cartões CFexpress. O cartão Tipo A é o mais lento dos três padrões. Mas, ao dizer isso, ainda é capaz de velocidades teóricas de até 1000 MB/s.
O único problema com os cartões CFexpress Tipo A é que eles são caros e, no momento, as capacidades são limitadas.
Os formatos de gravação de vídeo e cartões de memória compatíveis são os seguintes:
Não anamórfico
Assim como o FX9, FX6, FX3 e a7S III, o FX30 não é capaz de gravar em nenhum modo anamórfico. Isso é reservado para VENEZA e VENEZA 2.
É um pouco estranho que a Sony não tenha adotado as opções de gravação anamórfica, já que estamos vendo tantas lentes anamórficas acessíveis agora chegando ao mercado.
Mesmos recursos encontrados na atualização de firmware FX3 versão 2.00
Recentemente, o FX3 recebeu uma atualização de firmware da versão 2.00 que adicionou uma série de novos recursos. Bem, adivinhe? Todos esses mesmos recursos também estão disponíveis no FX30.
Esses recursos incluem novos modos de disparo de log, importação de LUT e sincronização de timecode com um cabo adaptador dedicado.
Modos de disparo de log
O FX30 recebe os mesmos novos modos de disparo de log encontrados no FX3. Então, o que isso significa exatamente? Bem, agora você pode optar por fotografar nos modos Cine EI, Cine EI Quick e Flexible ISO para gravar com a curva de gama S-Log3. Todos os três modos permitem a gravação de vídeo durante o monitoramento com uma LUT apropriada para visualizar a imagem final.
Cine EI & Cine EI Rápido
Cine EI e Cine EI Quick são modos que usam o ISO básico da câmera de 800/12800. De acordo com a Sony, os modos Cine EI e Cine EI Quick produzem imagens que podem ser ajustadas na pós-produção para equilibrar realces e sombras enquanto aproveitam a ampla latitude do S-Log3.
A principal diferença entre Cine EI Fast e Cine EI é que, quando você seleciona Cine EI Fast, ele definirá automaticamente os dois ISOs básicos disponíveis (800 e 2.500) dependendo do EI selecionado. No modo Cine EI normal, os valores ISO básicos precisam ser definidos manualmente.
ISO flexível
O ISO flexível deve ser um modo rápido e fácil que permite aos usuários alterar o ISO para fazer ajustes de exposição. A Sony não elabora mais sobre esse modo, no entanto, essencialmente, apenas permite que você grave no Log em qualquer valor ISO que desejar.
LUTs
O FX30 inclui LUTs predefinidos, como o s709 da Sony, ao mesmo tempo em que mantém perfis de imagem populares, como S-Cinetone. Os usuários também podem importar suas próprias LUTs.
Qualquer LUT que você importar também pode ser ‘cozinhado’ em sua filmagem se você registrá-la como um perfil de imagem. A Sony realmente tem alguns perfis de fotos reservados e rotulados como PPLUT . No PPLUT1 havia um SLOG3S-2 CUB LUT na câmera que eu estava testando.
Você pode carregar até 16 LUTs de usuário no FX30.
Sincronização de código de tempo
O FX30, assim como o FX3, tem a capacidade de inserir timecode usando o VMC-BNCM1 disponível separadamente. Este cabo é um adaptador USB para BNC, é compatível apenas com o FX30 e FX3 (e não funcionará com câmeras Sony alpha, como a7S III ou a1.
É bom ver uma câmera de nível básico com a capacidade de inserir timecode.
Este FX30 também possui os seguintes recursos adicionais:
- Nova tela de menu principal em estilo de lista que fornece acesso rápido a itens usados ??com frequência
- Exibição do menu de função instantânea (Fn) deslizando para cima na tela
- Nova tela de filme em espera fornece uma visão desobstruída do assunto
- Função de assistência AF (autofoco) para alternar suavemente entre foco automático e manual
- O FX30 inclui funcionalidades adicionais para auxiliar no fluxo de trabalho criativo, como edição de pós-produção usando metadados LUT e EI (exposição) incorporados. Além disso, dois tipos de marcas de tomada foram adicionados, permitindo que os usuários marquem tomadas ou cenas específicas. Esses metadados estão disponíveis usando a versão mais recente dos aplicativos Catalyst Prepare ou Catalyst Browse da Sony.
Um novo “Plugin de preparação de catalisador” para Adobe Premiere Pro também foi lançado. Infelizmente, este não é realmente um plugin gratuito. Embora você possa usar algumas de suas funcionalidades gratuitamente, os principais recursos principais exigem que você compre uma assinatura mensal ou anual.
O bom aspecto do plug-in Catalyst Prepare é que agora você pode fazer tudo dentro do Adobe PP em vez de ter que usar o Catalyst Browser separadamente.
Com o plug-in de preparação do Catalyst, ele pode ler metadados de giroscópio e respiração da lente para que você possa estabilizar e postar a respiração correta da lente. O novo recurso de compensação de respiração pós-foco no plug-in Catalyst Prepare é bastante exclusivo, pois permite reduzir a quantidade de respiração da lente.
Agora, aqui está o meu problema com o FX30. Como está sendo direcionado a usuários iniciantes, ao adicionar tantos modos de disparo de log, eles estão tornando-o excessivamente complicado e muitos usuários ficarão muito confusos. Veja, não há nada de errado com o Cine EI da Sony, mas devido à maneira como foi implementado, não é fácil para os usuários iniciantes descobrir como usá-lo corretamente. Eu gostaria de ver a Sony lançar um vídeo muito simples e fácil de seguir que explica como usar o Cine EI. Se você estiver segmentando usuários que usam câmeras da série alfa que não possuem Cine EI, eles ficarão muito confusos sobre o que fazer.
Posso ver usuários iniciantes pegando a câmera, configurando-a no modo Cine EI e pressionando o botão ISO, apenas para obter a mensagem acima.
Mapeamento de foco
Algumas das câmeras da Sony têm um recurso chamado Focus Map.
Isso permite especificar a cor do quadro que indica a área de foco. Se o quadro for difícil de ver por causa do assunto, você pode torná-lo mais visível alterando sua cor.
MENU ? (Foco) ? [Área de foco] ? [Cor da área de foco] ? cor desejada.
Detalhes do item de menu
Branco:
Exibe o quadro indicando a área de focagem em branco.
Vermelho:
Exibe o quadro indicando a área de foco em vermelho.
Embora este seja um conceito interessante, achei um pouco confuso de usar.
Mas é apenas 4K
De certa forma, lançar uma câmera em 2022 que só pode gravar 4K quando muitos de seus concorrentes estão fazendo 6K e 8K pode parecer uma decisão estranha a princípio. No entanto, quantas pessoas realmente precisam de mais de 4K neste momento? A maioria do conteúdo que você consome é HD ou UHD, e é improvável que isso mude tão cedo. Sim, você pode muito bem argumentar que capturar em uma resolução mais alta permite mais flexibilidade com reenquadramento na pós ou redução da resolução para obter uma imagem 4K melhor, e esses são bons argumentos, no entanto, se você estiver capturando em 4K e ainda entregando em HD ( que muitas pessoas são) você não precisa necessariamente de resoluções acima de 4K, dependendo do que está fazendo.
Com o FX30, ele reduz a resolução de uma imagem de 6K para gravar em 4K. Isso é exatamente o que o FX9 faz. Por outro lado, com o FX3/FX6/a7S III você obtém 4K de um sensor de tamanho 4K.
O pior argumento que sempre ouço em relação à resolução é que estou preparando meu material para o futuro. O conteúdo histórico não está mais sendo exibido porque foi capturado em preto e branco, ou 4:3 ou SD? Claro que não. Proteger minhas filmagens para o futuro é um argumento ridículo, especialmente considerando que a maioria do trabalho das pessoas não é algo que precisa ser preservado e exibido em 20 anos. Na minha opinião, não existe prova de futuro. Novamente, não há nada de errado em querer capturar algo da mais alta qualidade possível, mas não use o argumento à prova de futuro.
Especificações de arregalar os olhos e marketing hype vendem câmeras e, embora o FX30 talvez não tenha especificações que saltem do papel, ainda é uma câmera popular, especialmente para usuários iniciantes e criadores de conteúdo.
Lembre-se, uma câmera é apenas uma ferramenta, e não vai fazer de você um atirador melhor magicamente. Claro que certamente pode ajudar, mas cabe a você tirar o melhor proveito disso.
Auto-foco
O FX30 possui um sistema AF muito semelhante ao FX3. Assim como o FX3, FX6 e a7S III, ele utiliza um chipset de sensor de última geração que fornece AF muito aprimorado com detecção de rosto e Eye-AF.
O sistema Fast Hybrid AF aprimorado possui configurações de sensibilidade e velocidades de transição de AF personalizáveis ??e também combina AF de detecção de fase para rastreamento de assunto rápido e preciso com AF de contraste para precisão de foco excepcional. O sensor AF de detecção de fase de 495 pontos dedicado cobre aproximadamente 97% de largura e 93% de altura da área de imagem. A Sony afirma que isso fornece rastreamento AF consistentemente preciso e responsivo, mesmo com assuntos em movimento rápido, mantendo uma profundidade de campo rasa.
Novamente, o sistema AF é muito semelhante ao que está sendo usado no FX3, a7S III e a7IV.
Existem velocidades de transição AF de cinco níveis, desde a troca rápida entre assuntos o mais rápido possível até a lenta, onde a velocidade é reduzida para se adequar a um estilo de disparo mais medido.
A sensibilidade de mudança de assunto AF de cinco níveis varia de travada, ignorando outros assuntos em movimento no quadro, a responsiva, que alterna o foco de um assunto para outro.
O AF funciona em todas as resoluções e taxas de quadros, incluindo UHD a 120p e HD até 240p. O sistema AF também funciona muito bem em situações de pouca luz. A Sony realmente melhorou sua tecnologia AF nos últimos anos e com certeza será um grande ponto de venda para as pessoas que estão olhando para o FX30.
TIPO DE FOCO AUTOMÁTICO | AF híbrido (AF de detecção de fase / AF de detecção de contraste) |
PONTOS DE FOCO | 495 pontos (AF de detecção de fase) |
FAIXA DE SENSIBILIDADE DE FOCO | EV-6 a EV20 (equivalente a ISO 100 com lente F2.0 conectada) |
MODOS DE FOCO | AF-A (AF automático), AF-S (AF de disparo único), AF-C (AF contínuo), DMF (Foco manual direto), Foco manual |
ÁREA DE FOCO | Largo / Zona / Centro / Ponto Flexível / Ponto Flexível Expandido / Rastreamento |
OLHO AF | [Imagens estáticas] Humano (Seleção do olho direito/esquerdo) / Animal, [Filme] Humano (Seleção do olho direito/esquerdo) |
OUTRAS CARACTERÍSTICAS | Controle preditivo, trava de foco, AF Track Sens. (Still), AF Subj. Sensibilidade de Mudança (Filme), Velocidade de Transição AF (Filme), Mudar Área AF V/H, Registo Área AF, Circ. do Ponto de Foco |
AF ILUMINADOR | Aproximadamente. 0,98 pés – aprox. 0,98 pés (com lente FE 28-70 mm F3.5–5.6 OSS acoplada) |
Estabilização de imagem no corpo de 5 eixos
A FX30, assim como a FX3 e a7S III, utiliza um sistema de estabilização de imagem SteadyShot de 5 eixos efetivo de 5,5 pontos aprimorado, que compensa cinco tipos diferentes de trepidação da câmera. Isso é algo que o FX6 não tem.
A FX30 é apenas a segunda câmera de cinema digital da Sony a apresentar estabilização de 5 eixos no corpo. Dado o tamanho pequeno do FX30, é bom ver que ele possui esse recurso, pois você tende a ver muitos micro jitters ao usar câmeras de tamanho pequeno que não possuem estabilização de 5 eixos no corpo.
A câmera também possui a mesma configuração de Modo Ativo encontrada na FX3 e na a7S III. O Modo Ativo resulta em um pequeno corte de imagem, mas não funciona em nenhuma taxa de quadros de 100 ou superior. Há também uma configuração padrão que a Sony recomenda que você use se tiver uma lente com distância focal de 200 mm ou superior.
Menus
Os menus da Sony melhoraram com os lançamentos recentes da câmera, e o FX30 continua com essa tendência. A estrutura do menu do FX30 é bastante semelhante à do FX3, no entanto, a Sony fez algumas alterações.
O menu principal de gravação de vídeo doméstico agora tem duas configurações que você pode escolher. Essas duas configurações são rotuladas como Main 1 e Main 2 e ambas permitem que você abra um conjunto bastante abrangente de parâmetros comumente usados ??nos quais você pode tocar e depois fazer alterações. Esta é uma implementação e uso muito melhor do sistema de menus para fazer alterações.
Muitas das funções se cruzam ao tirar fotos. Itens como balanço de branco, íris e ISO funcionam em ambos os modos.
140 itens de menu podem ser atribuídos a um total de 15 botões.
Apesar das mudanças, ainda acho que a Sony precisa simplificar ainda mais os menus. Há tantas páginas e itens que você pode alterar. Sim, os novos menus rápidos são certamente uma adição bem-vinda, mas você ainda precisa entrar em muitos submenus para encontrar itens de ceratina que deseja alterar. A ressalva sobre colocar tantas funções e recursos em uma câmera é que você precisa ser capaz de controlar e alterar todos eles e isso inevitavelmente leva a um grande número de itens de menu.
Operação da tela sensível ao toque
Assim como o FX3 e o a7S III, o FX30 possui a mesma operação touchscreen disponível em sua tela LCD. Isso permite acessar os recursos do menu e fazer alterações em determinados parâmetros da câmera.
Também permite usar o AF de toque diretamente na tela. A tela sensível ao toque é exatamente a mesma encontrada no FX3 e a7S III.
Código de tempo/SDI/HDMI?
Não é uma grande surpresa que a Sony não tenha incluído SDI no FX30. As principais razões para isso são, sem dúvida, a falta de espaço e a manutenção da diferenciação do produto.
Como mencionei anteriormente, no firmware da versão 2.00, o FX3 ganhou a capacidade de inserir timecode usando um cabo adaptador dedicado, e o FX30 também pode usar esse mesmo cabo. O cabo precisa ser adquirido separadamente e é chamado de VMC-BNCM1. O VMC-BNCM1 tem 0,2 m (0,6 pés) de comprimento e é vendido por $ 169,95 USD . Você pode combinar o código de tempo do FX30 com dispositivos equipados com um terminal de saída de código de tempo conectando a câmera e o dispositivo. Você conecta o terminal Multi/Micro USB da câmera ao terminal de saída BNC de um cabo BNC disponível comercialmente.
Veja como funciona depois de ter o cabo adaptador VMC-BNCM1 :
Em primeiro lugar, você precisa ir ao MENU (Tiro) e depois TC/UB e definir Time Code Make para Preset e Time Code Run para Free Run .
Você então conecta o terminal de saída BNC do seu dispositivo de timecode ou saída TC de outra câmera ao terminal Multi/Micro USB da câmera com o cabo adaptador VMC-BNCM1.
O código de tempo da câmera será então sincronizado com o código de tempo do dispositivo conectado (estado de bloqueio externo) e EXT-LK aparecerá na tela. Uma vez que o estado de bloqueio externo tenha sido definido por aproximadamente 10 segundos, ele será mantido mesmo depois que o dispositivo no lado de saída do código de tempo for desconectado.
Quando você configura a câmera para o status de bloqueio externo, o código de tempo é instantaneamente bloqueado para o código de tempo externo e o mesmo valor do código de tempo externo aparece no visor de dados de tempo. No entanto, a Sony avisa que você não deve iniciar a gravação por alguns segundos até que o gerador de código de tempo se estabilize. Se a frequência do código de tempo de referência e a frequência de quadro da câmera não forem iguais, o código de tempo não poderá ser travado corretamente e a câmera não funcionará normalmente.
O que é um pouco alarmante é que a Sony afirma que a gravação de vídeo pode estar desativada em um quadro por hora em relação ao código de tempo de referência.
A imagem ilustrada que a Sony usou claramente confundiu muita gente, pois não mostra um BNC em uma extremidade do cabo e mostra o FX3 conectado a um FX6. No entanto, há realmente um BNC em uma extremidade do cabo para que você possa conectar algo como um Tentacle Sync E MKII ou um Deity Microphones TC-1 Wireless Timecode Generator Box .
Ter capacidade de timecode provavelmente significará que o FX30 poderia obter a certificação Netflix, pois esse é um dos requisitos.
Você obtém uma saída HDMI de tamanho normal, assim como com o FX3 e o a7S III.
Eu gosto que a Sony tenha colocado a entrada HDMI mais à frente no corpo da câmera, assim como na a7S III, para que a tela LCD articulada não a atinja.
A Sony poderia ter colocado pelo menos um conector mini SDI na câmera? Provavelmente, mas não o fizeram. Acho que a principal razão para ficar com o HDMI é que os monitores e outros acessórios mais acessíveis tendem a ter apenas entradas HDMI. Presumo que esta seja a lógica da Sony para usar HDMI em vez de SDI. Obviamente, não há espaço suficiente para HDMI e SDI, então goste ou não, HDMI é provavelmente a melhor opção para o público-alvo desta câmera.
Como ele se compara ao FX3?
Vamos comparar os dois (pelo menos no papel).
FX 3 | FX30 | |
Sensor | CMOS retroiluminado de 10,2 MP Full-Frame Exmor R |
APS-C 26MP retroiluminado CMOS Exmor R |
ISO Nativo Duplo | Não (modo de alta sensibilidade) |
Sim |
Faixa dinâmica (reivindicada) |
15+ paradas | 14+ paradas |
ÍBIS | Sim | Sim |
Variável Eletrônica ND | Não | Não |
Perfis de fotos | S-Log3, S-CineTone, S-Gamut3.cine, S-Gamut3 |
S-Log3, S-CineTone, S-Gamut3.cine, S-Gamut3 |
Gravação Interna | UHD até 59,94p XAVC Intra 422 10 bits (Classe 300)UHD até 120p XAVC Intra 422 10 bits (Classe 300)HD até 240p XAVC Intra 422 10 bits (Classe 100) |
UHD até 59,94p XAVC Intra 422 10 bits (Classe 300)UHD até 120p XAVC Intra 422 10 bits (Classe 300)HD até 240P XAVC Intra 422 10 bits (Classe 100) |
Gravação Externa | UHD até 59,94p 4:2:2Saída RAW linear de 10 bits e 16 bits via HDMI |
UHD até 59,94p 4:2:2 SaídaRAW linear de 10 bits e 16 bits via HDMI |
Saída HDMI | Sim | Sim |
Saída SDI | Não | Não |
Entrada/saída do código de tempo | Sim (acessório opcional) | Sim (acessório opcional) |
Genlock | Não | Não |
Mídia de Gravação | 2x CFexpress tipo A ou cartão SD | 2x CFexpress tipo A ou cartão SD |
Ecrã LCD | Sim | Sim |
EVF | Não | Não |
Áudio | Módulo XLR Suporte para 4 canais de áudio1x entrada de microfone de 3,5 mm |
Módulo XLR Suporte para 4 canais de áudio1x entrada de microfone de 3,5 mm |
Plug do fone de ouvido | Sim | Sim |
Bateria incluída | Sim | Sim |
Peso | 640g (Somente Corpo) | 562g (somente corpo) |
Além do sensor full-frame e melhores recursos de pouca luz, o FX3 é razoavelmente semelhante ao FX30.