Vem ai a Canon Cinema EOS C50: os detalhes que realmente importam

A Canon está prestes a revelar a Cinema EOS C50, sua nova câmera de cinema compacta, considerada sucessora da R5 C e concorrente direta da Sony FX3. Ela chega como uma opção compacta e orientada ao vídeo, reunindo sensor full-frame de alta resolução, gravação RAW interna e recursos profissionais de conectividade. Abaixo segue a matéria com ênfase nas especificações técnicas que você indicou, incluindo o tempo de carregamento da bateria, os modos de sensor e as resoluções de gravação, e a tabela de Base ISO por perfil de gama.

Opinião

Sempre tive grande interesse pelas câmeras Canon. No entanto, mesmo depois de sete anos desde a apresentação do bocal RF, a marca ainda não liberou para os fabricantes de lentes a licença para utilizar o sistema de autofoco, para já so a Sigma conseguiu para algumas lentes. Isso acaba criando uma limitação para os usuários. Quem deseja montar um conjunto de lentes luminosas, como f/1.4, precisa investir até quatro vezes mais do que gastaria em sistemas de marcas como Sony, Fujifilm ou até Panasonic.

Principais recursos e especificações

  • Sensor full-frame com cerca de 32,37 MP efetivos (modo Full Frame 3:2).

  • Gravação RAW interno, além de XF-AVC e XF-HEVC, com múltiplos modos e taxas de bits.

  • Open Gate e suporte a altas taxas de quadros, incluindo 4K 120 fps sem crop em modos apropriados.

  • Corpo compacto, peso reduzido, e conectividade profissional para streaming.

  • Política de lentes RF ainda limita opções de terceiros, o que impacta custo do sistema, conforme sua observação.

Processamento e Compatibilidade de Lentes

  • Processador: DIGIC DV 7.

  • Bocal: RF, compatível com lentes RF, RF-S e cinema RF. Através de adaptadores, aceita lentes EF/EF-S e PL.

Modos de sensor e formatos de gravação, com resoluções principais

Full Frame 3:2

  • RAW: 6960 × 4640

  • XF-HEVC S: 6912 × 4608

Full Frame (outras proporções / modos de saída vídeo)

  • RAW: 6960 × 3672 (modo RAW com outra proporção disponível)

  • XF-AVC, XF-HEVC S, XF-AVC S: 4096 × 2160, 3840 × 2160, 2048 × 1080, 1920 × 1080

Super 35mm (crop)

  • RAW: 5036 × 2656

  • XF-AVC, XF-HEVC S, XF-AVC S: 4096 × 2160, 3840 × 2160, 2048 × 1080, 1920 × 1080

Super 16mm (crop)

  • RAW: 2524 × 1332

  • XF-AVC, XF-HEVC S, XF-AVC S: 2048 × 1080, 1920 × 1080

Observação sobre taxas de quadros e RAW, dependendo do modo do sensor: a câmera oferece múltiplas opções de frame rates em RAW e nos codecs internos, variando conforme a resolução e o tamanhos do crop, o que permite, por exemplo, gravações em alta velocidade em modos Super 35mm e Super 16mm, mantendo também opções de 4K a altas taxas quando configurada para tal.

Sensor e Resolução

  • Sensor full-frame CMOS com aproximadamente 34,2 MP totais (7144×4790) e 32,37 MP efetivos (Full Frame 3:2).

  • Modos adicionais de captura:

    • Full Frame (crop para 4K/Full HD).

    • Super 35mm (?13,4 MP).

    • Super 16mm (?3,4 MP).

  • Tamanho de pixel: ~5,16 µm.

Alcance Dinâmico

  • Canon Log 2 oferece mais de 15 stops de latitude no modo Full Frame e 16 stops no modo Super 35mm (base ISO 800).

Base ISO por Gamma / Color Space

Configurações disponíveis em MENU > [Camera Setup] > [ISO/Gain], com opções separadas para ISO e Gain:

  • Canon Log 2, Canon Log 3

    • [ISO]: Auto Selection, Base ISO 800, Base ISO 6400

    • [Gain]: Auto Selection, Base ISO 800 (equivalente a +12 dB), Base ISO 6400 (equivalente a +12 dB)

  • PQ, HLG, Canon 709, BT.709 Wide DR

    • [ISO]: Auto Selection, Base ISO 400, Base ISO 3200

    • [Gain]: Auto Selection, Base ISO 400 (equivalente a +6 dB), Base ISO 3200 (equivalente a +6 dB)

  • BT.709 Standard

    • [ISO]: Auto Selection, Base ISO 160, Base ISO 1250

    • [Gain]: Auto Selection, Base ISO 160 (equivalente a ?2 dB), Base ISO 1250 (equivalente a ?2 dB)

Essas opções permitem escolher bases ISO diferentes conforme o perfil de cor e a necessidade de latitude para gradação, iluminação prática no set, ou streaming direto.

Observações técnicas relevantes

  • Processamento e controle de imagem modernos, incluindo suporte a Canon Log 2 e Canon Log 3, que ampliam a latitude para gradação, com mais de 15 stops de latitude no modo Full Frame e até 16 stops no modo Super 35mm, dependendo da configuração.

  • Entradas e saídas profissionais, tela articulada touch de 3,0″, suporte a streaming via Ethernet e Wi-Fi, e opções de gravação para workflows exigentes.

  • Combinação de slots para cartão otimizada para flexibilidade, e opções de codec que atendem tanto produção broadcast quanto produção online.

Tela e Interface Visual

  • Tela articulada de 3,0 polegadas, com ~1,62 milhão de pontos, cobertura de 100%, touch capacitativo com ajustes de brilho, contraste, cor, nitidez e luminância para uso em alta luz.

Conectividade e Streaming

  • Ethernet e Wi-Fi (2.4 GHz e 5 GHz) com configuração via infraestrutura (WPS, PIN, etc.).

  • Suporta protocolos de streaming profissional: UDP, RTP, SRT, RTP+FEC e RTSP+RTP, além de integração com aplicativos de controle remoto e transferência via rede.

Entradas, Saídas e Autonomia

  • Entrada de áudio:

    • MIC de 3,5 mm com alimentação plug-in.

    • Entrada XLR no suporte de alça.

  • Saídas:

    • HDMI tipo A com timecode.

    • Saída de áudio de 3,5 mm.

    • USB-C com suporte a UVC/UAC, carregamento e transmissão de dados; Power Delivery.

    • Terminal DIN para sinais de sincronização.

  • Alimentação: utiliza baterias LP-E6P ou LP-E6NH (compatibilidade de energia e uso com adaptadores).

Dimensões e Peso

  • Dimensões (corpo): cerca de 143 × 88 × 95 mm.

  • Peso: aproximadamente 665 g apenas corpo; com alça, microfone, bateria e cartões, cerca de 1.110 g.

  • Inclui acessórios como alça (?300 g), suporte de microfone (?60 g), bateria e carregador.

Capacidade de Gravação e Autonomia

  • Grava em CFexpress ou cartão SD.

  • Formatos principais: RAW (vários níveis), XF-AVC, XF-HEVC S, XF-AVC S, com profundidade de cor até 10 bits e taxas internas de gravação entre cerca de 1.000 e 2.900 Mbps, dependendo da configuração.

  • Taxas de quadros:

    • Full Frame: até 180 fps em RAW ST; 59,94 fps em RAW HQ; também gravações longas em XF-AVC e XF-HEVC.

  • Autonomia estimada (LP-E6P / LP-E6NH):

    • Exemplo: em Full Frame RAW a 29,97 fps (ST), cerca de 90 min com LP-E6P; 65 min com LP-E6NH.

  • Recarregamento da bateria: cerca de 180 minutos com carregador padrão.

Fotografia

  • Resolução máxima de 32,3 MP (RAW/JPEG) — várias proporções (3:2, 1:1, 4:3, 16:9) têm tamanhos reduzidos como 12–32 MP.

  • Disparo contínuo:

    • Até 40 fotos por segundo com AF Servo.

    • Modos mais lentos, incluindo 20 fps e 5 fps, além de timers automáticos.

Recursos Avançados de Exposição

  • Obturador eletrônico com velocidades de até 1/16.000 seg (ou até 1/8.000 seg dependendo do modo).

  • Opções de ajuste em 1/3 ou 1/4 stops e valores de ângulo equivalentes, além de modo slow motion e Clear Scan para evitar flicker.

Recursos adicionais esperados

Além das especificações principais, a C50 deve oferecer suporte a perfis de log avançados, alta latitude dinâmica e, possivelmente, recursos como IBIS e filtros ND internos, reforçando sua versatilidade no set de filmagem. A câmera foi projetada para atender às demandas de videomakers que buscam qualidade cinematográfica em um corpo portátil e funcional.

Conclusão

A Canon Cinema EOS C50 promete ser uma das câmeras de cinema compactas mais interessantes do mercado. Com gravação 7K RAW, 4K 120 fps sem crop, Open Gate e corpo ultraleve, a C50 combina potência e mobilidade, oferecendo recursos profissionais a um preço competitivo. Apesar disso, a política da Canon em relação ao sistema RF ainda gera críticas, pois restringe a variedade de lentes acessíveis e amplia o custo de adoção do ecossistema.

Artigos recentes

Video thumbnail
Roberto Leal - Verde Vinho 4K : Show na casa de Portugal em São Paulo 2015
05:23
Video thumbnail
Controle criativo total de Luz até 400W, com o Digitalfoto 100SLENS-PRO: 39 Gobos e 4 lâminas
11:16
Video thumbnail
CINE SADDLE ou Easyrig - Dogitalfoto?
08:27
Video thumbnail
Meike 85mm f/1.8 Pro – A Lente Full Frame de Melhor Qualidade Mais Barata para Z, E, L e X-Mount!
05:16
Video thumbnail
Conheça o Sniper Pocket da Digitalfoto, um braço amortecedor de eixo Z para carros e não só
10:24
Video thumbnail
Um sonho realizado por R$985 Neewer LS-51
07:29
Video thumbnail
Split Diopter Filter: Criatividade por apenas R$53 / 11€! ✨📸
00:52
Video thumbnail
INKEE GCA20U - Luz LED Inflável de 20W de apenas R$170
08:45
Video thumbnail
32-bit vs. 24-bit: Qual a diferença? Saramonic Ultra
00:30
Video thumbnail
O Microfone Lapela Definitivo? Testamos o Saramonic ULTRA com 32-Bit e Recursos Incríveis!
20:50
Video thumbnail
O Melhor Gravador e Monitor Sem Fio de Espelhamento para iPhone e Android: Shimbol CP5
11:15
Video thumbnail
Tudo Sobre o Novo MAC MINI M4 de $599 Para Editores de Video e Comparativo com Macbook Pro M1 Pro
17:22
Video thumbnail
Review AstrHori 120mm F/2.8 2x Macro: A lente 120mm mais barata do mercado
09:09
Video thumbnail
Review Comica VM40 + Diferenças entre 24-Bit e 32-Bit e Onde Está o Escondido o Limite dos 32-Bit
18:19
Video thumbnail
Led para quem faz camping mas pode usar em foto e vídeo . https://s.click.aliexpress.com/e/_DlnOQ0z
01:01
Video thumbnail
LED Inflável 85cm 150g para Camping por R$60 : Será que dá Conta em Foto e Vídeo?
06:30
Video thumbnail
A Melhor e Mais Barata Lente 33mm f/1.4 para Sony Fuji e Nikon
07:37
Video thumbnail
Como está a mochila K&F ( Kent Faith ) depois de um ano transportando mais de 12kg
13:37
Video thumbnail
Shutter Angle Chega às Sony FX30 e FX3, Mas Atualização Traz Vários Problemas
12:16
Video thumbnail
Como Proteger e Criar Skins Incríveis para Câmeras, Lentes e Estampas para Camisetas com a LOKLIK
12:25