Um primeiro conjunto de características da nova Nikon Z9 que chegará no próximo ano, vazaram recentemente e parece que a Nikon não está brincando. A câmera mirrorless full-frame que será o carro-chefe da marca nipônica vem com um sensor de 46MP, disparo contínuo de 20fps, capacidade de vídeo 8K e muito mais.
As especificações foram publicadas pelo site Nikon Rumors , que cita uma “fonte confiável” como sua origem. De acordo com a NR, a chamada “Nikon Z9” será uma espécie de quimera de câmera composta por um corpo estilo Nikon D6 (possivelmente com uma alça embutida), recursos de imagem Canon EOS R5 e autofoco Sony a9II .
Características que vazaram:
- Nikon Z9 é esperado no outono de 2021
- Câmeras protótipo Z9 podem ser testadas nas Olimpíadas de Tóquio no próximo ano
- 46 MP (rumores anteriores sugeriam um sensor de 60 MP)
- 20 fps
- 8k30p, 4k120 / 60 / 30p
- Novo processador EXPEED projetado para 8k
- AF aprimorado (AF de detecção de objeto)
- Dois slots de cartão de memória XQD / CFX tipo B
- ISO 64 – 25.600, Hi1, Hi2
- EVF de alta resolução, sem blackout
- Nova interface de usuário (nenhuma segunda tela LCD na parte traseira como a D6)
- Nova bateria: Nikon EN-EL18x
- Gbit LAN, USB-C, WiFi, GPS
- Preço: US $ 6.000 – $ 7.000
Conclusão:
Muitos cinegrafistas tem reclamado dos preços dos últimos lançamentos das câmeras Canon, Panasonic, Sony full frame e claro vão o fazer o mesmo sobre esta Nikon Z9, sobretudo se chegar a este preço (US $ 6.000 – $ 7.000) que é maior que o da Canon EOS Cinema C70 ou mesmo da fantástica RED Komodo, isso sem falar das Blackmagic Pocket 4k e 6K ou mesmo das ZCam. MAS vale lembrar, sobretudo as câmeras Canon e Nikon, são câmeras principalmente fotografias e se virmos desde sempre as top Canon e Nikon sempre tiveram preços há décadas, entre US $5000 e $8000. Acho que cada vez mais os cinegrafistas / videomakers devem olhar para outras marcas.