Este vídeo fornece uma visão dos bastidores Camera Lab da NETFLIX e como ele é usado para calcular as pontuações de sua lista oficial de câmeras aprovadas. Esta lista descreve as especificações mínimas necessárias para que uma câmera seja considerada aprovada para produções originais da Netflix.
Eu já publiquei algumas vezes a lista de câmeras aprovadas mas pode conferir diretamente no site da Netflix, onde está a lista de câmeras aprovadas .
A lista aprovada é em grande parte motivacional. “Uma das maiores prioridades para nós como estúdio é ajudar nossos cineastas a fazer seu melhor trabalho”, diz Chris Prygrocki, especialista em câmeras da Netflix. “Queremos que nossos cineastas não apenas se sintam habilitados, mas incentivados a usar as mais recentes tecnologias de captura para contar suas histórias.”
A Netflix testa todas as câmeras à medida que são lançadas para montar uma lista de especificações, em consulta com profissionais do setor e fabricantes de câmeras. Eles fazem a lista com base em uma pontuação geral que começa com uma resolução mínima de 4K. Como Prygrocki aponta no vídeo do BTS, a resolução é apenas um de uma série de fatores que contribuem para gerar uma pontuação que determina se uma câmera entra ou não na lista de aprovados.
Outros fatores incluem faixa dinâmica, reprodução de cores, desempenho de ruído, velocidade de leitura do sensor, compactação, subamostragem de croma, profundidade de bits e até fatores como estabilidade e confiabilidade da câmera, gerenciamento de energia e térmico, suporte de software de edição para um codec escolhido e até mesmo o confiabilidade da mídia usada para capturar as imagens de um projeto.
Todas essas informações são usadas para calcular uma pontuação final que determina quais câmeras fazem parte da lista. Até mesmo a forma como os metadados são tratados por uma câmera para enviar dados para a pós-produção pode ser um sucesso ou um fracasso se o sistema entrar na lista.
“É sempre uma luta equilibrar a praticidade do uso pretendido de uma câmera versus sua qualidade de imagem”, acrescenta Prygrocki. “Somos flexíveis. Há tiros que simplesmente não podem ser alcançados sem o uso de um sistema especializado, e nós conseguimos isso.”
Com essas câmeras não aprovadas, (pode ver a lista de configurações aqui) a Netflix tem diretrizes para uma qualidade de imagem ideal, que inclui a captura na taxa de dados mais alta, a resolução máxima e a gravação em uma ampla gama de cores e curva de log. No final do dia, é conseguir o melhor trabalho possível. Porque essa “alegria do cineasta” se traduzirá em alegria do espectador.