Pois é , segundo o site de noticias alemão dwdl.de, foi feito o primeiro teste de transmissão de uma partida de futebol profissional, com cameras ajustadas na vertical. A transmissão UHD (4K) 9:16 foi feita na partida da Bundesliga entre Wolfsburg e Werder Bremen.

Ainda não tive acesso as imagens da transmissão mas pensando em futebol ou possivelmente em qualquer outro esporte, não encontro qualquer justificativa para se transmitir na vertical, toda a ação é na horizontal. Veja os exemplos abaixo.

Por este motivo acho que se indo avante este projeto vai virar o 3D, ou seja grande publicidade e passado um ou dois anos poucos querem usar.

Como foi feita a captura?
Neste jogo teve a presença de 5 cameras dedicadas exclusivamente ao vídeo vertical porque não fica bem um corte dentro do video captado na horizontal, tem de se ter um novo olhar para o jogo para se conseguir trazer conforto ao espetador, que eu duvido tenham conseguido.

Este estudo de video na vertical vem de uma parte de pessoas ligadas ao cinema estudarem o enorme mercado que apareceu que usa celulares e graças ao Tik Tok, Instagram e outros aplicativos se habituaram a ver historias na vertical , sobretudo historias com uma pessoa na imagem ou ela direcionar o seu olhar para o espetador como ele seja parte daquela história, como se ele também esteja presente. Isso tem levado a criação de diversos filmes e series como já noticiei aqui.