Penso que já todos sabem que as Sony A7s III e FX3 são praticamente iguais, mesmo processador, mesmo  sensor, mesmos frames por segundo e a diferença está no design.
Muitas pessoas reclamam com a Sony por fazer modelos muito parecidos e por outro lado reclamam com outras marcas com falta de opções.
Para mim a Sony é o Outback das câmeras, onde você escolhe entre 5 ou 6 pontos de carne, de mal passado a bem passado. A Sony sempre nos proporcionou isso, um modelo base e outros com pequenas diferenças adaptadas a determinados trabalhos e mais uma vez vemos isso nesta adaptação da A7s III.

 

Para saber a diferença entre a Sony A7s III e FX3, o canal A ZY Productions publicou o vídeo acima demonstrando 10 diferenças entre elas 

1. Com EVF vs Sem EVF

No primeiro olhar você nota que a FX3 está perdendo a corcunda do EVF da série A7. Se você gosta de usar o EVF esta falta pode ser por si só o suficiente para decidir pela A7sIII

2. Maçaneta superior / Módulo XLR

Onde a FX3 não tem um EVF se abriu espaço para uma alça superior removível completa com módulo XLR. Para obter esta funcionalidade na A7s III, você terá que adquirir o XLR-K3M separadamente por US $600. Por isso este modulo que ja vem de fabrica na FX3 a torna mais interessante se você precisar das entradas de áudio. Além disso, a parte superior torna a câmera mais ergonômica para produções de vídeo.

3. Resfriamento ativo

Não é que a A7s III tenha tido relatos desta versão final com superaquecimento como outras câmeras como a Canon R5, mas a adição de uma ventoinha de resfriamento na FX3 deve ajudar a garantir tempos de execução longos, mesmo nos modos 60p e 120p que são mais exigentes.

4. S-cinetone (não!)

Esta lista foi montada poucos dias antes de a Sony anunciar a versão 2.00 do firmware para o A7S III, que adicionou o perfil S-Cinetone. Projetado para imitar as cores “semelhantes a filme” e a gama do perfil s709 da VENICE, o S-Cinetone se tornou muito apreciado por sua aparência saindo da câmera. Era um ponto para o FX3, mas desde a atualização do A7S III elas agora compartilham esse recurso.

5. Roscas de montagem

Como parte do redesenho do corpo do FX3, existem alguns fios de montagem na parte superior e nas laterais da câmera. Isso deve facilitar a conexão de acessórios e permitir que você trabalhe sem sempre precisar de uma gaiola. Existem até mesmo alguns na parte superior.

6. Tamanho

As dimensões são um tanto semelhantes entre as duas câmeras (ignorando a parte superior volumosa da A7S III). A FX3 é um pouco mais grossa devido ao ventilador e mais curta sem o EVF, mas por outro lado elas se alinham.

7. Peso

Mesmo que a FX3 pareça ser menor, ele realmente pesa mais do que o A7S III em sua configuração básica. Não é muito – 20 g – mas o peso está aí. Adicione a parte superior e você está inclinando a balança ainda mais.

8. Layout de controle

Existem algumas mudanças grandes e algumas mudanças sutis quando se trata de controlar o layout dessas duas câmeras. Os mais óbvios são a falta de dial de modo na parte superior da FX3, que foi substituído por um grande botão Rec e é a nova casa para o joystick encontrado na parte de trás da A7S III.

Além disso, há um botão personalizado / botão Rec na frente. Fora isso, além de alguns ajustes na FX3 que o tornam mais amigável ao vídeo, os controles são muito semelhantes.

9. Luzes Tally

Uma coisa totalmente nova na FX3 são as luzes indicadoras. Eles são ótimos para vídeo e fazema FX3 parecer uma opção de vídeo mais premium do que a A7S III. Há um botão Rec atrás  e outro na frente.

10. Punhos

Finalmente, se você fotografar com a mão, notará que a FX3 tem uma pegada mais profunda e confortável. É um belo toque.