O fundo verde (para digital) ou azul (para película) está com seus dias contados em Hollywood.
É fácil reclamar da confiança que excessiva dos produtores em efeitos especiais, mas para projetos que requerem ambientes impossíveis de filmar ou que incluem imagens incrivelmente caras, como obter a flexibilidade das telas verdes sem os inconvenientes? Como mostra o vídeo acima, existem soluções – e Charmaine Chan trabalhou em uma das opções possíveis.
Como um compositor de efeitos visuais da Industrial Light and Magic (ILM), Chan trabalhou em filmes como O Último Jedi, reunindo vários elementos digitais em uma imagem bonita e perfeita. Seu trabalho mudou enquanto trabalhava no The Mandalorian, um dos primeiros programas a usar a atualização do ILM para a tela verde: Painéis LED que utilizam a mesma tecnologia dos motores de videogame para colocar um mundo de aparência realista por trás dos atores.
O resultado foi uma enorme melhoria, uma vez que as telas verdes realmente têm muitos inconvenientes. A remoção da tela verde nunca é tão rápida quanto os artistas VFX esperariam, e também lança luz verde sobre o cenário e os atores. Mesmo os substitutos da tela verde, como projetar uma imagem em uma tela atrás do ator, não conseguem responder dinamicamente aos movimentos da câmera da maneira que eles responderiam no mundo real.
A solução da ILM corrige muitos desses problemas. Também levou a avanços criativos nos quais a velha ordem de Hollywood de fazer um programa de TV ou filme – em que o VFX veio em último lugar – foi subitamente revertida. Agora, artistas como Charmaine trabalham ao lado de atores, cenógrafos, e outros membros da equipe durante as filmagens. Essa colaboração significa que esta tecnologia não elimina apenas uma tela – ela elimina uma barreira criativa.
Assista ao vídeo acima para ver como isso acontece.