Proposta de regulamentação, que ficará em consulta pública até o dia 3 de outubro.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentou, nesta quarta-feira (02/09), em Brasília (DF), proposta de regulamentação para utilização de drones ou aeromodelos, tecnicamente conhecidos por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) não autônomos ou Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA). O texto entrará em consulta pública a partir de amanhã (03/09). Até 03 de outubro, as contribuições da sociedade poderão ser encaminhadas à Agência pelo e-mail rpas@anac.gov.br. No dia 11 deste mês, haverá sessão presencial sobre a proposta na sede da Anac, na capital federal. Os documentos relativos ao processo poderão ser consultados neste link.
As novas regras deverão ser observadas para operações civis de VANT não autônomos (RPA) e aeromodelos não autônomos, nas quais o piloto remoto tem capacidade de intervir na operação. Ou seja, operações com VANT ou aeromodelos autônomos continuarão proibidas.
A proposta divide todas as aeronaves remotamente pilotadas (RPA) em três classes:
Classe 1 (peso maior que 150 kg) – Aeronaves deverão ser certificadas pela ANAC, serão registradas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) e pilotos deverão possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA), licença e habilitação. Todos os voos deverão ser registrados.
Classe 2 (peso menor ou igual a 150 kg e maior que 25 kg) – Aeronaves não precisarão ser certificadas, mas os fabricantes deverão observar os requisitos técnicos exigidos e ter o projeto aprovado pela Agência. Também deverão ser registradas no RAB e pilotos deverão possuir CMA, licença e habilitação. Todos os voos também deverão ser registrados.
Classe 3 (peso menor ou igual a 25 kg) – Se operados até 400 pés acima do nível do solo (aproximadamente 120 metros) e em linha visada visual, serão apenas cadastrados (apresentação de informações sobre o operador e o equipamento). Não será requerido CMA nem será necessário registrar os voos. Licença e habilitação somente serão requeridas para quem pretender operar acima de 400 pés. As operações de RPA até 25 kg só poderão ocorrer a uma distância mínima de 30 metros de uma pessoa. A distância pode ser menor no caso de pessoas anuentes (aquelas que concordarem expressamente com a operação) ou de pessoas envolvidas na operação. Em áreas urbanas e aglomerados rurais, as operações serão de no máximo 200 pés acima do nível do solo (aproximadamente 60 metros).
Idade mínima – Os pilotos de RPA das três classes deverão ser maiores de 18 anos.
Seguro – Será exigido seguro com cobertura de danos a terceiros para todos os RPA (das três classes), com exceção de órgãos de segurança pública e defesa civil.
Atividades ilícitas ou invasão de privacidade – Atividades ilícitas ou invasão de privacidade com uso de RPA serão naturalmente tratadas pelas autoridades de segurança pública competentes.
Defesa civil e segurança pública – Órgãos de segurança pública e defesa civil poderão operar em quaisquer áreas, sob responsabilidade do órgão (ou do operador que estiver a serviço deles), desde que observadas as demais exigências da futura norma. Essas operações não precisarão possuir seguro com cobertura de danos a terceiros.
Aeromodelos – No caso de aeromodelos (que são aeronaves destinadas à recreação), não haverá necessidade de autorização da ANAC, mas deverá ser observada a distância mínima de 30 metros de pessoas não anuentes. No caso de pessoas anuentes (que concordem expressamente), essa distância não precisará ser observada. Pela proposta, não há idade mínima para os pilotos de aeromodelos nem obrigatoriedade de seguro contra danos a terceiros.
Regras atuais (até entrada em vigor do novo regulamento) – Atualmente, a legislação (Lei nº. 7.565/86) determina que, para operar, qualquer aeronave deve ser autorizada. No âmbito da ANAC, a Instrução Suplementar (IS nº 21-001) de 2012 prevê a emissão de autorização para uso de VANT (RPA) somente para pesquisa e desenvolvimento e treinamento de pilotos. Essas autorizações da ANAC não excluem a necessidade de anuência de outros agentes públicos como DECEA e ANATEL. Para o uso de aeromodelos, vigora hoje a Portaria DAC n° 207/STE/1999, na qual os equipamentos devem respeitar a restrição de não operar nas zonas de aproximação e decolagem de aeródromos e nunca ultrapassar altura superior a 400 pés (aproximadamente 120 metros) mantendo-se o equipamento sempre ao alcance da visão do piloto.
Resumo das exigências:
fontes: droneshowla.com e http://www.aviacao.gov.br/
Quero ver se vão conseguir controlar os drones ou VANT dos traficantes quando entregam suas encomendas como entorpecentes e armas.
D U V I D O !!!
isso é uma palhaçada, até porque quem precisa de regulamentação são as empresas de aviação que lotam voos com aviões de péssimas condições.
Acho muito válida esta iniciativa de regulamentar estes equipamentos. Na opinião deveriam ter mais restrições para os drones, pois são equipamentos perigosos na mão de pessoas inexperientes e podem causar acidentes graves.
acho que a porra da ANAC trocou a class 1 pela class 3…no mundo inteiro a class 1 é a mais leve e a que requer menor controle, certificação e registros….
Quanto pessimismo! Brasileiro tem mania de ser pessimista antes do filho nascer. Espera acontecer, avalia e depois propõe melhorias… mas não, é melhor jogar pedra e ficar sentado esperando cair dinheiro do céu.
Isso é uma palhaçada. Porque que não vão fiscalizar os avioes de verdade já que quando acontece tragédia mata muita gente
Estará em consulta pública, o texto fala no começo, Acho que a lei melhora pra quem tem um drone e usa para recreação, basta respeitar a regra. Não existia uma legislação que regulamentava e estão fazendo a parte deles. Brasileiro reclama de tudo mesmo.
amigos , tenho um drone e estou confuso em relação a registro. eu tenho de registrar na anac ? ou ainda nao é necessario ? se é , como faço ? podem me ajudar grato.
o meu é classe 3 menos de 25 kg . modelo 3dr solo
[…] veja mais alguns regulamentos. […]
[…] sobre a segurança do uso de drones existem em todos os locais, inclusive no Brasil, mas essa é a primeira vez que vejo a coisa ser regulamentada pela questão da privacidade e não […]