Lista de câmeras e lentes usadas nos filmes indicados aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Fotografia e Melhor Filme Internacional

spot_imgspot_img

Nesta semana a Academy of Motion Pictures Arts and Sciences anunciou os indicados ao Oscar 2023 e com essa lista, foi possível fazer a lista abaixo com as câmeras e lentes usadas em cada filme nas categorias onde a fotografia tem mais influencia, que é na melhor fotografia e no melhor filme e melhor filme estrangeiro

A camera que se destaca mais é a Arri Alexa Mini de Largo Formato

 

Melhor Fotografia:

Empire Of Light / Império da Luz (DP Sir Roger Deakins CBE BSC ASC)
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa Mini LF, Arri Signature Prime Lenses, Cooke S7/

Tár (DP Florian Hoffmeister BSC)
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa 65, Arri Signature Prime Lenses e Arri Alexa Mini LF, Arri Signature Prime Lenses

Elvis (DP Mandy Walker AM ACS ASC)
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa 65, Panavision Primo, Sphero 65, T-Series “Elvis” e lentes Petzval
Arri Alexa LF, Panavision Sphero 65 e lentes T-Series “Elvis”

All Quiet On The Western Front / Nada de Novo no Front (DP James Friend BSC ASC)
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa 65,Arri Prime 65S Lenses Arri Alexa Mini LF, Arri Prime DNA, Tribe7 Blackwing7 and Zeiss Compact Prime CP.3 Lenses(lenses) Red Weapon Monstro, Arri Prime DNA Lenses(visual effects plates) Sony CineAlta Venice, Arri Prime DNA Lenses(some scenes)

Bardo, False Chronicle Of A Handful of Truths / Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades (DP Darius Khondji AFC ASC)
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa 65, Panavision 65 Vintage, Tribe7 Blackwing7 and Canon FD-L Lenses

Melhor Filme:

All Quiet On The Western Front / Nada de Novo no Front
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa 65,Arri Prime 65S Lenses Arri Alexa Mini LF, Arri Prime DNA, Tribe7 Blackwing7 and Zeiss Compact Prime CP.3 Lenses(lenses) Red Weapon Monstro, Arri Prime DNA Lenses(visual effects plates) Sony CineAlta Venice, Arri Prime DNA Lenses(some scenes)

Avatar: The Way Of Water / Avatar: O Caminho da Água
– Proporção: 1.85 : 1(versão 3-D) 1.90 : 1(IMAX )2.39 : 1(theatrical ratio, Scope)
– Câmera: Sony CineAlta Venice Rialto 3D, Fujinon MK and Premier Cabrio Lenses, Sony PXW-Z450(alguns shots)

The Banshees Of Inisherin / Os Banshees de Inisherin
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa Mini LF, Arri Signature Prime Lenses

Elvis
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa 65, Panavision Primo, Sphero 65, T-Series “Elvis” e lentes Petzval
Arri Alexa LF, Panavision Sphero 65 e lentes T-Series “Elvis”

Everything Everywhere All At Once / Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
– Proporção: 1.33 : 1(some scenes)1.85 : 12.00 : 1(some scenes)2.39 : 1(some scenes)
– Câmera: Arri Alexa Mini, Atlas Orion, Scorpiolens, Todd-AO and Zeiss Master Prime Lenses

Tár
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa 65, Arri Signature Prime Lenses e Arri Alexa Mini LF, Arri Signature Prime Lenses

The Fabelmans / Os Fabelmans
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arriflex 16 ST, Panavision Primo LensesArriflex 416, Panavision Primo Lenses, Panavision Panaflex Millennium XL2, Panavision Primo and PVintage Lenses

Top Gun: Maverick
– Proporção: 1.90 : 1(IMAX Version – some scenes)2.39 : 1
– Câmera: Sony CineAlta Venice IMAX, Zeiss Master Prime, Loxia, Sigma FF High Speed, Voigtländer and Fujinon Premier Lenses(Sony), Sony CineAlta Venice Rialto IMAX , Zeiss Master Prime, Loxia, Sigma FF High Speed and Voigtländer Lenses(Sony)

Triangle Of Sadness / Triângulo da Tristeza
– Proporção: 1.78 : 1(one scene)2.35 : 1
– Câmera: Arri Alexa LF, Zeiss Supreme Prime Lenses Red Gemini 5K, Zeiss Supreme Prime Lenses Red Helium 8K, Zeiss Supreme Prime Lenses

Women Talking / Entre Mulheres
– Proporção: 2.76:1
– Câmera:
Panavision Millennium DXL2, Panavision Primo and Ultra Vista Lenses

 

Melhor Filme Internacional

All Quiet On The Western Front / Nada de Novo no Front – Alemanha
– Proporção: 2.39:1
– Câmera: Arri Alexa 65,lentes Arri Prime 65S , Arri Alexa Mini LF, lentes, Arri Prime DNA, Tribe7 Blackwing7 and Zeiss Compact Prime CP.3  Red Weapon Monstro, lentes Arri Prime DNA Lenses(visual effects plates) Sony CineAlta Venice, lentes, Arri Prime DNA (algumas cenas)

Argentina, 1985 – Argentina
– Proporção: 1.50:1
– Câmera: Arri Alexa Mini LF, lentes: ARRI Signature Prime e Canon FD’S)

Close – Bélgica
– Proporção: 1.66:1
– Câmera: ?, lentes Leitz SUMMILUX-C

EO – Polônia
– Proporção: 1.50:1
– Câmera: ARRI Mini LF , lentes Canon K35 l, Leica Macro-Elmarit-R 60 mm

The Quiet Girl – Irlanda
– Proporção: 1.37:1
– Câmera: Sony Venice, lentes Zeiss CP3

 

Sobre tamanho de sensores:

Artigos recentes