Pouco mais de 4 anos após seu lançamento, o Final Cut Pro X ainda não retornou ou patamar que estava na indústria de edição de vídeos profissionais. Até mesmo a Apple que o criou está abandonando o software no seu workflow.
Muitos editores ávidos por novidades mudaram do Windows para o Mac e voltaram em seguida para o Adobe Premeire Pro após usarem uma única vez o Final Cut Pro X.
Aparentemente nem mesmo a Apple hoje em dia está a favor do seu próprio programa Final Cut Pro X. Em um dos seus classificados de emprego enquanto se exigia conhecimento profundo e experiencia nessa posição, um requisito em particular parece não ter sido mencionado.
Confira abaixo os requisitos para a vaga divulgados pela empresa:
Você conseguiu encontrar Final Cut acima? Nem eu.
O programa de edição de vídeo deixou muitas decepções depois do seu lançamento no ano 2011. Enquanto Final Cut Pro X até atende a necessidade de um consumidor amador, simplesmente não atende as exigências da edição profissional de vídeos.
Kkkkkkk
Discordo que ele não atenda a demanda de esitores profissionais. Acho apenas que a estranheza dele afastou mta gente, mas pouquissimos tiveram a vontade de estudar e entende-lo.
Quando abri a primeira vez, olhei e fechei depois de 2 min. Depois me forcei a entende-lo e vejo o quão bom, rapido e eficiente ele é. Acho ele extremamente inteligente, alia o profissional e o amador, coisa que incomoda mta gente.
Final Cut is dead… tem roda que não precisa ser reinventada. Outro detalhe, nenhuma citação ao ProLogic tbm.
Eu trabalho com edição de vídeo pra diversos canais grandes do Youtube e só uso Final Cut Pro X, não existe programa com facilidade de fazer as coisas maior do que o FC, uso ele até pra fazer algumas animações basicas, ele me atende praticamente 100%.
Ele serve sim e muito pra editores profissionais.
Final Cut Pro não é para profissionais assim como o iPad pro não é para profissionais, é apenas uma ferramenta bonita. Uso sim ele rotineiramente, mas quem pulou para DaVinci Resolve ou programas equivalentes sabem a diferença. Infelizmente na notícia esqueceram de citar o Apple Colour, que claro, a apple matou e dizem eles que ''integraram'' com o FCPX. Não citaram também o Logic Pro para tratamento de áudio, o que claro, é uma grande piada se comparado com o Adobe Audition e o ProTools que são ferramentas padrão da indústria de cinema.
Faço de suas, minhas palavras, Mauricio Pereira Lippi.
Hélder… Gosto muito das suas matérias… Más sobre o final cut, discordo de VC.. Já trabalho com ele mas de cinco anos..comecei no fcp..e depois passei pro X…ele é muito bom…e profissional…
Utilizo o premiere Cc, ótimo programa e agora vc colore como no lightroom!
Final Cut Pro é um iMovie maromba, só isso.
no início tb achei estranho o programa, vc tem q aprender do zero tudo de novo, mas qd aprende é melhor do q o Final Cut 7, não uso mais o 7 só o X agora e estou gostando muito .
Cara, o logic pro não é piada não rsrs
Cara, o logic pro não é piada não rsrs
Alexon Vieira Demétrio Eu adoro ele 🙂 Para música claro!
Trabalho a anos com Final cut e nunca tive problemas, a edição é bem fluida não perde em nada para o premiere, o que vejo sempre são amigos reclamando de Bugs variados no premiere.
Eu entendo os profissionais que desprezam o FCPX. Também me decepcionei, pois aprendi a montar no 7 e virei um montador profissional utilizando e ensinando a usar o 7. Assinei minha primeira montagem profissional em 2003, com o curta Oscar Boz, montado no FCP7 e dirigido por Jorge Furtado. Em 2011, resolvi aprender o Premiere e o Avid antes de dar uma chance ao X. Consegui fazer as pazes com ele 4 anos depois do lançamento, e já montei alguns curtas e documentários nesse timeline magnético. Virou meu software preferido. Atualmente estou montando o segundo longa-metragem com o X. O primeiro longa que montei nele, Yonlu – O Filme, recebeu na semana passada o prêmio de melhor filme de diretor estreante pela ABRACCINE (Associação de Críticos de Cinema Brasileiros) na 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Se isso não é “atender as exigências da edição profissional de vídeos”, não sei o que é ser profissional e nem o que atende as suas exigências. Tem que ter paciência para re-aprender a fazer o que já se sabe. Não parece fazer sentido algum perder tempo com isso, mas no meu caso descobri que ganhei muito mais tempo do que perdi. A edição no X elimina uma enormidade de operações inúteis que os outros softwares nos impõem. Consigo fazer em um dia o que levaria três pra fazer no Avid ou Premiere. A ferramenta praticamente desaparece enquanto você só se preocupa em contar a sua história. Enfim, essa foi a minha experiência com o X. Acho que cada um escolhe a ferramenta que se sente mais confortável pra usar. Só acho que desqualificar o X como amador já não faz mais muito sentido atualmente. Pode ser diferente dos outros, você pode gostar ou desgostar, mas não pode dizer que não atende o uso profissional porque já existem usuários profissionais em número suficiente para provar o contrário. Segue o trailer do Yonlu para vossa apreciação:https://www.youtube.com/watch?v=H97QDnZiHY8