A Apple lançou atualizações para seus softwares de vídeo profissional Final Cut Pro X, Motion e Compressor. Junto com novos recursos e melhorias, o FCP X 10.4.9 introduziu mais fluxos de trabalho de proxy, ferramentas de corte de mídia social e muitos outros.

O que há de novo no Final Cut Pro X ? Segundo a Apple, a empresa fez melhorias na criação e gerenciamento de mídia proxy com formatos de grande resolução. Existem também novas ferramentas de IA de mídia social que automatizam plataformas de mídia social, permitindo que você faça vários cortes de resolução de seus vídeos rapidamente. Além disso, houve inúmeras melhorias no fluxo de trabalho que devem “aumentar a versatilidade e o desempenho do Final Cut Pro”, afirma a Apple.

IA no Final Cut Pro X

Aos que trabalham com redes sociais, a atualização mais recente do Final Cut disponibiliza uma função de recorte automático dos vídeos para os formatos mais populares da internet, incluindo publicações do Instagram, Snapchat e Twitter. O editor de vídeo é capaz de analisar as cenas para aplicar o melhor recorte com base nos movimentos ou também nos elementos como textos e imagens.

E para quem lida com projetos avançados, a nova versão do Final Cut Pro X permite que os editores ajustem configurações como ISO, temperatura das cores e exposição diretamente no inspetor de mídias ProRes RAW. A Apple também aplicou sua tecnologia Metal para processar arquivos RED RAW e Canon Cinema RAW Light com mais agilidade. Segundo a empresa, converter vídeos 8K RED RAW para ProRes 422 ficou até duas vezes mais rápido no Mac Pro e até três vezes mais rápido no MacBook Pro.

Há ainda suporte ao formato 8K Canon Cinema RAW Light, atalhos para transições de áudio entre clipes, aprimoramentos na pré-visualização de conteúdos em 3D e mais. Junto com o Final Cut, a Apple também lançou novas versões do Motion e Compressor. A atualização do Motion vem com suporte ao formato USDZ para a importação de modelos em 3D, enquanto o novo Compressor traz compatibilidade com os efeitos LUT.

O Final Cut Pro X pode ser adquirido na App Store do Mac por R$1.099. Usuários que já possuem o programa podem atualizá-lo gratuitamente. Estudantes podem adquirir o Final Cut Pro X e outros aplicativos profissionais da Apple em um pacote especial vendido por R$749,90. A atualização requer um Mac com o macOS Mojave 10.14.6 ou versão mais recente do sistema operacional.

Motion 5.4.6

O Motion agora suporta a importação de modelos 3D de terceiros, que podem ser manipulados da forma que um editor, designer gráfico ou animador achar necessário. Há uma boa biblioteca de modelos 3D no formato USDZ para escolher para uso como efeitos, transições, títulos ou geradores.

Eles podem ser alterados por meio de quadros-chave ou comportamentos para alterar tudo, desde a escala até a rotação e a posição. O céu é o limite de como esses modelos 3D podem ser manipulados.

Além disso, há um novo Filtro de traços, que contornará automaticamente o texto ou um objeto por meio de seu canal alfa. Isso permite mais personalização e animação sem o processo demorado de fazê-lo manualmente.

Compressor 4.4.7

O Compressor oferece suporte para efeitos LUT personalizados, converte clipes codificados por log por meio de LUTs de câmera para saída HDR ou SDR e muito mais. Compressor é uma solução poderosa para a saída de vídeo e áudio assim que a edição for concluída no Final Cut Pro X.