Novo modelo adiciona um motor de gravação de cinco canais para gravar todas as entradas de vídeo como arquivos de vídeo separados permitindo que produções ao vivo possam ser editadas após um evento

A Blackmagic Design anunciou hoje o ATEM Mini Pro ISO, um novo switcher de produção ao vivo de baixo custo com um novo motor de gravação de cinco fluxos que permite que todas as entradas de vídeo sejam gravadas para que uma produção ao vivo possa ser editada após um evento. Isso permite aos usuários obter uma alimentação limpa de todas as entradas e utilizar recursos multicâmera em programas de edição para editar mais tarde. O ATEM Mini Pro ISO também grava todos os arquivos de áudio, gráficos do pool de mídia e um arquivo de projeto DaVinci Resolve, assim uma produção ao vivo pode ser acessada e editada com um único clique!

O ATEM Mini Pro ISO já está disponível através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo por US$ 895.

Os switchers ATEM Mini facilitam a criação de produções multicâmera profissionais para streaming ao vivo no YouTube e apresentações de negócios inovadoras via Skype ou Zoom. Basta conectar o ATEM Mini e os clientes podem fazer cortes ao vivo entre quatro entradas de câmera de vídeo de alta qualidade para imagens consideravelmente superiores. Também é possível conectar um computador para slides de PowerPoint ou consoles de videogame. O DVE integrado também pode ser usado para efeitos imagem em imagem incríveis, perfeitos para comentários.

Os clientes também contam com vários efeitos de vídeo! Todos os modelos ATEM Mini possuem uma conexão USB que funciona como uma webcam, portanto os clientes podem usar qualquer programa de streaming enquanto o ATEM Mini Pro realiza o streaming ao vivo e grava em unidades USB. Ele também possui saída HDMI para projetores. As entradas de microfone permitem a conexão de microfones de mesa e de lapela de alta qualidade para entrevistas e apresentações.

O design multifuncional compacto inclui um painel de controle, assim como as conexões. O painel frontal inclui botões fáceis de usar que permitem selecionar fontes, efeitos de vídeo e transições. No modelo ATEM Mini Pro, os clientes também obtêm botões para gravação e controle de streaming, assim como botões de seleção que permitem alterar a saída de vídeo entre câmeras, programa e multivisualização. O painel traseiro inclui conexões HDMI para câmeras ou computadores, entradas de microfone adicionais, USB para saída de webcam, além de uma saída HDMI “auxiliar” para vídeo de programa.

O ATEM Mini Pro ISO adiciona gravação de até cinco fluxos de vídeo H.264 separados, em tempo real. Isto é, a alimentação limpa de todas as entradas, além do programa ao vivo. Um arquivo de projeto DaVinci Resolve também é salvo para que os clientes possam abrir suas produções ao vivo e ajustar edições, alterar planos de imagens, remixar o som e adicionar correção de cores.

O modelo ATEM Mini Pro ISO permite que os clientes editem seus eventos ao vivo porque é capaz de gravar cinco fluxos de vídeo, incluindo alimentações limpas de todas as entradas e a gravação do programa, tudo ao mesmo tempo. As imagens de pool de mídia usadas também são salvas com os arquivos de vídeo. Os arquivos de vídeo incluem etiquetas de metadados, como código de tempo sincronizado e numeração de câmera. Os clientes podem reeditar seus programas com novos tratamentos de cores, efeitos e gráficos. Até as fontes de áudio são gravadas, portanto os clientes podem remixar o som profissionalmente.

 

O modelo ATEM Mini Pro ISO também pode salvar um arquivo de projeto DaVinci Resolve, portanto, com um único clique, os clientes podem abrir suas produções ao vivo como uma edição de vídeo. Todos os cortes, dissoluções e gráficos do pool de mídia serão carregados. Isso significa que os clientes podem ajustar pontos de edição ou até mesmo substituir completamente os planos de imagem. O ficheiro sincronizado do DaVinci Resolve permite selecionar novos planos através de um multivisualizador, portanto é muito fácil de usar. Os clientes podem até revincular os arquivos de câmera Blackmagic RAW para adicionar correção de cor profissional e finalizar em Ultra HD.

Nunca houve um switcher tão fácil de usar, pois os clientes só precisam pressionar um dos botões de entrada numerados de 1 a 4 no painel frontal para cortar entre as fontes de vídeo. É possível escolher entre cortes secos ou efeitos de transição selecionando os botões “Cut” ou “Auto”. Ao contrário do corte seco, o botão “Auto” instrui o ATEM Mini a utilizar um efeito de vídeo ao alternar as entradas. Os clientes podem selecionar várias transições emocionantes, como uma dissolução, ou efeitos mais dramáticos, como imersões coloridas, efeitos DVE para encolher e DVE para empurrar. O DVE é perfeito para efeitos imagem em imagem, e os clientes podem configurar posições de imagem diferentes instantaneamente.

Com quatro entradas HDMI independentes, os clientes podem conectar até quatro câmeras de vídeo de alta qualidade. Todas as fontes serão ressincronizadas para o switcher caso estejam operando em padrões de vídeo diferentes, assim os clientes não precisam se preocupar em conectar equipamentos de vídeo. Eles simplesmente funcionam! Imagine contar com o desempenho de câmeras profissionais sob baixa iluminação em produções teatrais, casamentos, peças estudantis e vídeos musicais.

O modelo ATEM Mini Pro inclui um mecanismo de streaming baseado em hardware para streaming ao vivo através de sua conexão Ethernet. Isso significa que os clientes podem transmitir ao vivo para YouTube, Facebook e Twitch em qualidade superior, sem quadros descartados e com configurações muito mais simples. Basta selecionar o serviço de streaming e digitar a chave de streaming. Há paletas no ATEM Software Control para configuração do streaming. O status de streaming também é exibido na multivisualização. O status do streaming é fácil de entender, pois o indicador de taxa de dados mostra a velocidade de internet necessária para o formato de vídeo que os clientes estiverem utilizando.

O modelo ATEM Mini Pro também suporta gravação direta dos dados do streaming em unidades flash USB. Isso significa que os clientes obtêm gravações extremamente longas nos mesmos arquivos de vídeo H.264 com áudio AAC que transmitiram, assim podem fazer o upload diretamente para qualquer site de vídeo online, como YouTube e Vimeo. O ATEM Mini Pro suporta múltiplos discos quando utilizado com um hub USB ou uma Blackmagic MultiDock, assim quando uma unidade é preenchida, a gravação pode continuar em uma segunda unidade para gravações ininterruptas. Os ajustes de gravação e seleção de disco são configurados no ATEM Software Control e há uma visualização do status de gravação no multivisualizador.

Para garantir compatibilidade máxima, o ATEM Mini possui uma conexão USB que funciona como uma entrada de webcam convencional. Ou seja, os clientes podem conectar e começar a trabalhar com qualquer software de vídeo instantaneamente. O software é levado a pensar que o ATEM Mini é uma webcam comum, mas na verdade é um switcher de produção ao vivo. Isto garante compatibilidade total com qualquer programa de vídeo, além de qualidade 1080HD em resolução máxima. O ATEM Mini é compatível programas e plataformas como Open Broadcaster, XSplit Broadcaster, YouTube Live, Facebook Live, Skype, Zoom, Twitch, Periscope, Livestream, Wirecast e muito mais.

Cada uma das quatro entradas HDMI possui seu próprio conversor de padrões dedicado. Isso significa que o ATEM Mini converterá fontes 1080p, 1080i e 720p para o padrão de vídeo do switcher automaticamente. A saída HDMI é uma verdadeira saída auxiliar, para a qual os clientes podem transmitir as entradas HDMI ou a alimentação de programa. Quando o switcher é utilizado no modo programa/pré-visualização, a saída HDMI pode ser selecionada para pré-visualização. No modelo ATEM Mini Pro, ela pode ser usada para exibir um multivisualizador completo.

 

O aplicativo ATEM Software Control revela todo o potencial do ATEM Mini, oferecendo controle sobre todos os recursos do switcher. O ATEM Software Control Panel possui uma interface composta por um switcher visual, com paletas de parâmetros para fazer ajustes rápidos. Embora geralmente seja possível se conectar via USB, a conexão via Ethernet permite que vários usuários se conectem ao ATEM Mini usando cópias separadas do ATEM Software Control em computadores diferentes.

O “pool de mídia” integrado permite o carregamento de até 20 arquivos gráficos de qualidade RGBA para titulação, fundos de abertura e logotipos. Os gráficos podem ser carregados via ATEM Software Control ou baixados diretamente do Photoshop usando o plug-in ATEM Photoshop.

O ATEM Mini é perfeito para noticiários e cenários virtuais, pois inclui uma chave croma ATEM upstream avançada, além de um chaveador downstream linear adicional. Os clientes podem até usá-lo para sobreposições de títulos ao criar gráficos com um fundo verde ou azul e o chaveador irá eliminar o verde e tornar o fundo transparente.

Ao realizar produções ao vivo maiores com várias câmeras, é muito útil visualizar todas as fontes de vídeo ao mesmo tempo em um único monitor. O modelo ATEM Mini Pro inclui um multivisualizador profissional que permite acompanhar as quatro entradas de vídeo, além de pré-visualização e programa, em um único televisor ou monitor HDMI. Todas as visualizações de câmera incluem indicadores de sinalização para que os clientes saibam quando cada fonte estiver no ar. Cada exibição também conta com rótulos personalizados e medidores de áudio. Os clientes também podem visualizar o leitor de mídia para que saibam qual gráfico foi selecionado. Além disso, a multivisualização inclui status para gravação, streaming e o mixer de áudio Fairlight.

Com o mixer de áudio Fairlight integrado, o ATEM Mini viabiliza mixagens de som ao vivo complexas. O mixer interno possui um total de 12 canais para que os clientes possam misturar áudio de todas as fontes. Ou seja, áudio de todas as fontes HDMI e as duas entradas de microfone estéreo. Cada canal de entrada possui compressor e equalizador paramétrico de seis bandas, limitador, expansor e redutor de ruído da mais alta qualidade, bem como panorâmica completa.

“Este novo modelo do ATEM Mini é uma verdadeira inovação no fluxo de trabalho. Pela primeira vez, a produção ao vivo foi totalmente integrada em um fluxo de trabalho de edição de pós-produção. Não só isso, mas com a integração do Blackmagic RAW, podemos usar os arquivos ISO gravados no switcher, ou os arquivos gravados na câmera”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Isto é, um fluxo de trabalho RAW cinematográfico, um fluxo de trabalho de pós-produção e um fluxo de trabalho de produção ao vivo totalmente integrados pela primeira vez! Imagine fazer um máster Ultra HD totalmente colorizado, tudo a partir de um pequeno switcher HD de baixo custo. Isso é muito legal e vai gerar um fluxo de trabalho completamente novo para a indústria televisiva!”

Principais Recursos do ATEM Mini Pro ISO

  • Design miniaturizado baseado em painel de controle.
  • Suporte integrado para gravar cada entrada como um arquivo ISO separado.
  • Salva arquivo de projeto DaVinci Resolve para editar produções ao vivo com um único clique.
  • Suporta conexão com até quatro câmeras ou computadores.
  • Streaming ao vivo via Ethernet no ATEM Mini Pro.
  • Saída USB funciona como uma webcam e suporta todos os programas de vídeo.
  • Conversão e ressincronização automática em todas as entradas HDMI.
  • Inclui ATEM Software Control gratuito para Mac e Windows.
  • Pool de mídia para 20 arquivos gráficos RGBA para titulação, fundos de abertura e logotipos.
  • Inclui Chave Croma ATEM Avançada para trabalhar com telas verdes ou azuis.
  • Multivisualizador permite monitorar todas as câmeras no ATEM Mini Pro.
  • Mixer de áudio com EQ de seis bandas, compressor, limitador e muito mais.

Disponibilidade e Preço

O ATEM Mini Pro ISO está disponível agora por US$ 895, excluindo taxas e impostos locais, através de revendedores Blackmagic Design no mundo todo.