A Câmara Viajante é um documentário que trata de uma maneira bastante especial a fotografia enquanto atividade profissional, mas indo além disso, mostra o caráter substantivo da fotografia em relação à emoção. O filme é construído por aquilo que seus cinco principais personagens são, ou seja, dão vida, corpo e alma ao filme.
Nele, os cinco fotógrafos ambulantes caracterizam um sentimento que cultivam pela fotografia: enquanto um fotografa e sente a responsabilidade que lhe cabe ao participar das bênçãos alcançadas por seus clientes, outro se entrega à alegria, autonomia e liberdade que o exercício dá, chegando a comparar a fotografia a uma boa cachaça.
Em certo momento, assistimos todo processo de venda e realização de uma foto. O fotógrafo, nesse meio, precisa também ser um bom vendedor, persuadir e convencer o futuro cliente da importância da recordação, e nesse momento o diretor parece ter acertado ao ponto de conseguir alguns bons risos dos espectadores.
Fonte: Luciano Sá (Assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste)
Gênero: Documentário
Diretor: Joe Pimentel
Direção de fotografia: Tiago Santana
Elenco: Belo, Chico Alagoano, Dedé da Neusa, Isaías, Júlio Santos
Ano: 2007
Duração: 20 min
Bitola: 35mm
Agora que pude ver este documentário. Meus parabéns, ficou um trabalho perfeito. Queria parabenizar a todos, realmente foi um trabalho bem cuidadoso, por isso um resultado tão surpreendente.