Ha alguns anos tenho acompanhado com interesse e alguma desconfiança as câmeras desta marca chinesa Kinefinity. As câmeras me pareceram bem interessantes pelas características e do seu design, uma bem parecida com as RED (kineRaw mini).
O objetivo da Kinefinity é concorrer diretamente com a RED, Canon e Sony, mas hoje me parece que o concorrente direto é a Blackmagic.
Hoje (3/3/2014) a kinefinity apresentou não uma mas 2 cameras, a primeira (KiniMINI) uma Super35 de 4K que grava 4K em RAW até 30p no formato com compressão ou sem compressão em DNG, assim como em 2K usa o Cineform RAW, que faz arquivos menos que o DNG.
Alem de gravar em 4K e 2K (usando a totalidade do sensor), ela tambem grava a 1080p, 720p ,480p no formato 16×9 ou 2.39:1. Quanto a camera lenta ela grava 96fps Cineform RAW a 2K e 100fps a 1080p.
Em comparação com as cameras protótipo eles afirmas que em 4k e 2k quase não se deteta moire nelas e tambem melhoraram nas cores.
A camera grava em SSD a 2K e tem seu próprio gravador para 4K.
Um ponto negativo é as saidas HDMI e SDI que não são destinadas para gravação , apenas para ligar num monitor e sem saída de áudio.
4K Super 35mm CMOS Sensor (same sensor as original MINI)
Opçoes de Mount: PL, Nikon, Canon EF, B4
12-bit 4K/ 14-bit 2K
4K Uncompressed or Compressed CinemaDNG
2K Cineform RAW
4K RAW up to 30fps
2K up to 96fps
1080p up to 100fps
13 Stops of Dynamic Range in 2K (Possibly less in 4K)
HDMI and SDI
2 USB 3.0 Ports
Built in WiFi
Preço: possivelmente a baixo de US$6000
6K KINEMAX :
A segunda camera anunciada foi a Kinemax de 6K.
Sem muita informação ainda despolível e com apresentação para a NAB SHOW em Abril (estarei lá), sabemos que ela tem um sensor Super35 CMOS que grava a 5760×3240 até 30p, com um range dinâmico de 14 f-stops e 12-bit colour depth. Afirmam ainda que usando a técnica de pixel binning, gravando em 3K conseguem 16 f-stops a 14-bit.
A rasão apontada para fazer uma camera de 6K é a mesma usada pela RED, captar em 6K para finalizar em 4K e que 3K é a melhor forma de finalizar para 2k ou full HD. Segundo informam 30 minutos a 3k em Cineform RAW ocupa 64GB no KineMAG SSD.
A sensibilidade da camera é por volta dos 800asa, vem com saidas dual SDI monitor e dual HDMI.
Esta camera se assemelha muito á Sony F55
5760 x 3240 Super 35 CMOS Sensor
PL, Nikon, Canon EF, B4 Mount Options
12-bit 6K up to 30fps
4K High Speed Mode/3K 30fps/2K 100 fps
Cropped Modes: 4K 50fps/3K 60fps/2K 100fps
1080p and 720p options as well
800 Native ISO
14 Stops of Dynamic Range at 6K
16 Stops at Pixel-Binned 3K Resolution
Uncompressed CinemaDNG 6K to Two KineMAG
Compressed Cineform RAW to One KineMAG
Two SDI & Two HDMI Ports
Phantom Powered XLR/USB/Headpone Ports
OLPF designed to work with both 6K and crop/scaled modes
As opções cada dia são mais atraentes meu único medo de uma Kine e uma Blackmagic é a assistência técnica no Brasil, já precisei da assistência Técnica Canon para minha 7D e fui bem servido e sony para minha EX-1, agora para estas ? Fica ai o dilema
essa matéria tem muitos erros, sério