O filme “Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)”, de Alejandro González foi o grande vencedor dos Oscars 2015 entre eles o de fotografia, a cargo de Emmanuel Lubezki.
O Filme foi pensado para que parecesse ser um único plano sequência, que obviamente não foi, mas faze-lo parecer é por vezes bem mais complicado.
Para o conseguir fazer o diretor teve de chamar os melhores, para a fotografia o Emmanuel Lubezki, diretor premiado de Gravidade (2013), A Árvore da Vida (2011), Filhos da Esperança (2006), entre outros, e os editores Douglas Crise editor de: Onze Homens e um Segredo (2001), Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000), 21 Gramas (2003), Boa Noite e Boa Sorte (2005), entre outros e Stephen Mirrione, editor de: Jogos Vorazes (2012), Onze Homens e um Segredo (2001), Babel (2006), entre outros.
Um dos problemas se não o maior problema que tiveram era o acerto da luz, pois algumas cenas tinham intervalos de vários dias e gravado a horas diferentes.
Ao contrário do que se faz normalmente, devido aos movimentos complicados com a câmera na mão e em steadicam, ficou inviável fazer um preset tradicional de iluminação
Esse trabalho de acerto da luz ficou a cargo do colorista Steve Scott, veja a baixo como foi feita essa coloração.
Levando em consideração o estilo visual de Birdman, com dinâmicas complicadas de steadicam e movimentos de câmera na mão que flanam por todo o set, é impossível ter um preset tradicional de iluminação. A solução encontrada foi incluir o maior número possível de props luminosos no quadro – como abajures e letreiros – assim permitindo que tanto os atores quanto a câmera pudessem se movimentar livremente, mas ainda mantendo uma sensação de luz naturalista.
Em certa medida, boa parte da iluminação do longa vem de fontes de luz estrategicamente posicionadas. Ainda assim, contar apenas com props torna bastante difícil a tarefa de criar uma iluminação que pareça e dê a sensação de ser encenada, elemento essencial num filme que é basicamente uma elaborada peça de teatro filmada. Então Lubezki teve que encontrar uma forma de iluminar Michael Keaton de forma a conseguir o efeito glamuroso e dramático de luzes teatrais desejado, mas sem comprometer a necessidade de movimentar a câmera por uma infinidade de espaços. Ele falou sobre esse desafio em uma entrevista recente ao Hollywood Reporter:
Isso porque, por exemplo, a luz que ilumina o Michael Keaton no espelho do camarim irá criar uma sombra um minuto depois se a gente se movimentar dentro da sala. Então tivemos que cronometrar todas as mudanças de luz pra nos certificar de que as sombras não fossem visíveis. A cada take, havia 8 outras pessoas se mexendo comigo. Era como um balé – e isso tornou tudo mais empolgante.
Nos vídeos abaixo, é possível ter uma noção do quão trabalhosa foi trabalhar com essa mecânica de movimentação:
fonte: vetorfilmes
Sensa.
yeah! tks FilmMaker!
captado em um take, kkk plano de sequencia please
e nao é um take um plano de sequencia
take é uma tomada numerada que pode ser repetida pelo diretor quantas vezes achar adequado, quando uma tomada é feita sem cortes chama se plano de sequencia ou plano em sequencia, ou pelo menos era quando cursei faculdade de cinema
faculdades…. na vida real chamamos o que queremos rssss e por isso que está escrito em 1 take que vai dar no mesmo dizer plano sequencia e uma tomada ou take, como queira chamar é sempre um plano sequencia pois se tiver corte passa asse r em 2 takes ou mais.
você me fez lembrar da primeira cena do filme cidadão kane que me parece ser a unica obra cinematográfica que tem uma cena inteira em um único take. a câmera subjetiva passa por dentro do brasão de ferro do portão e entra pela janela do segundo andar kk
Uma das melhores cenas que tambem parece ser plano sequencia e tem 7 cortes é o filme argentino ‘O segredo de seus olhos ” https://www.youtube.com/watch?v=E9_N4GOMp60
Filmmakers.pro câmera no drone direto pras mãos
Tem vários cortes mas é um plano sequência maravilhosos. Se quiserem ver um filme realmente em PS, assistam A Arca Russa, este filme sim é PS e maravilhoso
Aleksandr Sokurov é i Diretor russo.
Verdadeiro plano de sequencia: https://www.google.pt/amp/s/oglobo.globo.com/cultura/filmes/filme-alemao-tem-plano-sequencia-de-134-minutos-sobre-assalto-banco-18363480%3fversao=amp
Alexandre Pottes Macedo
Lua
Jay Spyzer
Eu vi manooo
Vixi
Eberti Paulo
Delvin Varghese
Seen it…. bitch did you watch the movie???
Lol no:p
But soon
Andreia Figueiredo você já tinha visto?
Sim ! Demais né ?
Andreia Figueiredo muito bom!