Como foi gravado e editado o filme Birdman, para parecer que foi captado em um take, sem cortes

O filme “Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)”, de Alejandro González foi o grande vencedor dos Oscars 2015 entre eles o de fotografia, a cargo de Emmanuel Lubezki.
Birdman-ChivoBlocking
O Filme foi pensado para que parecesse ser um único plano sequência, que obviamente não foi, mas faze-lo parecer é por vezes bem mais complicado.
Para o conseguir fazer o diretor teve de chamar os melhores, para a fotografia o Emmanuel Lubezki, diretor premiado de Gravidade (2013), A Árvore da Vida (2011), Filhos da Esperança (2006), entre outros, e os editores Douglas Crise editor de: Onze Homens e um Segredo (2001), Traffic: Ninguém Sai Limpo (2000), 21 Gramas (2003), Boa Noite e Boa Sorte (2005), entre outros e Stephen Mirrione, editor de: Jogos Vorazes (2012), Onze Homens e um Segredo (2001), Babel (2006), entre outros.
Birdman-Steadicam02
Um dos problemas se não o maior problema que tiveram era o acerto da luz, pois algumas cenas tinham intervalos de vários dias e gravado a horas diferentes.
Ao contrário do que se faz normalmente, devido aos movimentos complicados com a câmera na mão e em steadicam, ficou inviável fazer um preset tradicional de iluminação

Esse trabalho de acerto da luz ficou a cargo do colorista Steve Scott, veja a baixo como foi feita essa coloração.

Levando em consideração o estilo visual de Birdman, com dinâmicas complicadas de steadicam e movimentos de câmera na mão que flanam por todo o set, é impossível ter um preset tradicional de iluminação. A solução encontrada foi incluir o maior número possível de props luminosos no quadro – como abajures e letreiros – assim permitindo que tanto os atores quanto a câmera pudessem se movimentar livremente, mas ainda mantendo uma sensação de luz naturalista.

Em certa medida, boa parte da iluminação do longa vem de fontes de luz estrategicamente posicionadas. Ainda assim, contar apenas com props torna bastante difícil a tarefa de criar uma iluminação que pareça e dê a sensação de ser encenada, elemento essencial num filme que é basicamente uma elaborada peça de teatro filmada. Então Lubezki teve que encontrar uma forma de iluminar Michael Keaton de forma a conseguir o efeito glamuroso e dramático de luzes teatrais desejado, mas sem comprometer a necessidade de movimentar a câmera por uma infinidade de espaços. Ele falou sobre esse desafio em uma entrevista recente ao Hollywood Reporter:

Isso porque, por exemplo, a luz que ilumina o Michael Keaton no espelho do camarim irá criar uma sombra um minuto depois se a gente se movimentar dentro da sala. Então tivemos que cronometrar todas as mudanças de luz pra nos certificar de que as sombras não fossem visíveis. A cada take, havia 8 outras pessoas se mexendo comigo. Era como um balé – e isso tornou tudo mais empolgante.

Nos vídeos abaixo, é possível ter uma noção do quão trabalhosa foi trabalhar com essa mecânica de movimentação:

fonte: vetorfilmes

Artigos recentes

Video thumbnail
Garantia de produtos do Aliexpress que deram problemas + Equipamentos de vídeo que não deve comprar.
12:56
Video thumbnail
#Shorts Congresso SELECT 2023 , 9-10 de maio
00:40
Video thumbnail
GRATIS 3 soluções: Editar por texto / Separar voz e música / Áudio de estúdio com qualquer mic
11:43
Video thumbnail
Últimas vagas do lote 2 https://select.pro.br/
00:16
Video thumbnail
Teste no local com mais interferências do Brasil e review completo do Accsoon CineView
18:21
Video thumbnail
Microfones sem fio para celular baratos e de qualidade preparados para os próximos 30 anos
13:02
Video thumbnail
Tripé em fibra de carbono para a nova geração de câmeras e ideal para quem viaja. K&F Concept
12:36
Video thumbnail
Lente Cine com melhor preço/qualidade para M4/3, Blackmagic Pocket 4k, Sony, Canon R e Fuji
07:36
Video thumbnail
Principais vantagem de usar o monitor com TouchScreen portátil
11:00
Video thumbnail
Porque o lapela Hollyland Lark M1 é hoje a melhor opção de preço qualidade
13:26
Video thumbnail
2 acessórios para câmeras que uso ha mais de 2 anos e tem agora ótimo preço: Inkee BENBOX e IRONBEE
12:55
Video thumbnail
Como encontrar rapidamente pessoas nas suas gravações durante a edição de forma simples e automática
07:22
Video thumbnail
Um ano trabalhando com a Sony ZV-E10 Review completo
23:05
Video thumbnail
Painel de LED RGB bom e barato, com aplicativo IOS/Android compatível com outras marcas.
05:32
Video thumbnail
Do bom ao mau: Review da lente full frame Meike 85mm f/1.8 de R$1.000 para câmeras Sony
08:11
Video thumbnail
Dica para quem tem follow focus: O melhor uso sem ser como follow focus
04:04
Video thumbnail
De iPhone até ARRI, combine as cores de todas as câmeras com plugin CineMatch
20:43
Video thumbnail
Dream FX com filtro 2 em 1 - ND 2-32 com Black Diffusion DE 1/4 da K&F concept
07:12
Video thumbnail
Review PDMOVIE LIVE AIR 2s: Melhor preço qualidade wireless follow focus
13:46
Video thumbnail
PC de 2014 em 2022: Editando vídeos 4k e 6k RAW, sem usar PROXY e exportando em 4K e FullHD
26:38

25 COMMENTS