Comparativo entre Sony FX30 e Canon R7 para vídeo

spot_imgspot_img

São os dois lançamentos mais recentes de câmeras com sensor APS-C da Sony e Canon e que tem o preço parecido, Canon R7 por $ 1499 e Sony FX30 por $ 1798. Tirando isso, a Canon é direcionada tanto para fotografia como vídeo, enquanto a Sony FX30 foi pensada totalmente no vídeo. De qualqer forma vale conferir o comparativo feito por  Josh Sattin

Algumas características que ele avaliou

Qualidade de imagem

A ideia era de que ambas as câmeras pareciam semelhantes. Aqui estão as configurações:

  • Canon R7: Canon Log 3, 4K 24p Fine IPB
  • Sony FX30: S-Log3, 4K 24p XAVC SI

Para manter as câmeras semelhantes ele usou a mesma lente em ambas, uma Sigma 18-35mm usada com um adaptador em ambas. As imagens também não foram muito ajustadas na pós.

Ambos parecem ótimas. Nitidez, ruído e renderização de cores são muito semelhantes entre os dois.

Câmera lenta

Aqui temos uma boa diferença. A R7 só pode gravar até 4K 60p, enquanto o FX30 pode gravar até 4K 120p. Em 60p, a R7, pelo que me foi informado, grava com um corte adicional de 1,8X, resultando em um corte de quase 3X (1,6 x1,8) em comparação com o quadro completo sem perda de resolução (4K) ou artefatos (apenas um pouco mais de ruído).

A FX30 grava toda a informação do sensor 6K mesmo em 4K 60p. Isso pode dar ao FX30 uma vantagem em ruído e detalhes.

Agora, a FX30 pode chegar a 120p em 4K, enquanto a R7 não. A Sony tem uma vitória se você fizer uso intenso de câmera lenta.

Range Dinâmico

Este não é um teste científico, mas ele dá vantagem á FX30. Gravar em um quarto escuro próximo a uma janela é um teste difícil para os sensores.

A Sony parece muito melhor nas áreas mais brilhantes, mantendo bons detalhes nas sombras.

É possível que o uso da FX30 do S-Log3 forneça a melhor faixa dinâmica possível, enquanto a Canon colocou apenas o C-Log 3 no R7, embora o C-Log 2 possa reter um pouco mais de alcance.

Pouca luz

Começando na faixa inferior é uma lavagem. Ambas as câmeras são muito limpas nos  valores baixos de ISO. Movendo-se para a faixa mais alta, você pode começar a ver diferenças em torno de ISO 10000.

Em ISO 12.800 e 16.000, o R7 realmente cria uma imagem mais limpa. Isso não dura tanto tempo, uma vez que você a partir de ISO 20000, não parece tão bom.

Na verdade, isso vai contra o desempenho esperado do FX30, pois ela deveria ter a tecnologia Dual Base ISO. Josh realmente não encontrou nenhuma vantagem nisso.

Estabilização

Ambas as câmeras possuem um sistema de estabilização de imagem embutido. Ele fez uma gravação caminhando.

Ambas também possuem alguns modos extras que combinam estabilização física com alguma ajuda digital.

É interessante como a Canon R7 parece estar muito à frente da FX30 quando se trata de walk shot.

A imagem parecia muito suave enquanto a Sony ainda apresentava alguns tremores e tremores. Quando é ligada a estabilização em ambas parecem fazer um trabalho excelente e igual.

Rolling shutter

Há problemas em ambas as câmeras, embora a FX30 pareça ser bem melhor.

 

Artigos recentes