Confira todas as características do novo sensor 8K da Atomos: Tem características de sonho!

spot_img

No dia 26 de outubro publiquei a noticia do desenvolvimento de um sensor 8K por parte da australiana Atomos. Mas além de ser um sensor de 8K, não recebi mais nenhuma informação, pois elas foram apenas disponibilizadas para fabricantes. Agora as especificações completas foram reveladas pela Petapixel, após uma entrevista com o CEO da Atomos,  Trevor Elbourne,  e elas são impressionantes.

Com o nome Sapphire F8, o sensor da Atomos é um sensor full-frame capaz de produzir vídeo 8K a até 60fps. Mais interessante, possui autofoco de detecção de fase e um obturador global. Outra caracteristica que me encantou é a gravação 4K até 240fps, com 360fps possíveis em resoluções FullHD. A bondade também não termina aí. O vídeo HDR é possível usando métodos de exposição dupla e, em uso normal sem HDR, os usuários podem esperar capturar cerca de 15 stops.

Baixa potência,  e baixa temperatura

Você pode pensar que um sensor como esse exigiria muita energia e refrigeração, mas aqui também as especificações são bastantes surpreendentes. O novo sensor consome apenas 2w de energia e foi projetado para funcionar tão frio que Elbourne afirma que é possível que nenhum resfriamento ativo seja necessário.

Esses últimos pontos são incrivelmente importantes, dada a atenção que foi dada recentemente às limitações térmicas em algumas câmeras recentes. 

Surpreendentemente, de acordo com a entrevista, o design do sensor começou antes da Blackmagic Design entrar no reino das câmeras. De fato, a Atomos pretendia projetar e construir sua própria câmera, mas, devido ao desenvolvimento demorar muito mais do que o esperado, viu um mercado em queda quando a Blackmagic Design entrou na briga. No entanto, apesar de não querer mais fabricar sua própria câmera, a empresa ainda viu valor em continuar com o design do novo chip.

Elbourne declarou à Petapixel: “Muitos fabricantes de câmeras realmente não têm acesso a sensores de última geração, porque se você é uma Panasonic, por exemplo, como você obtém esses sensores? Bem, você vai para a Sony. E você fica à mercê de tudo o que a Sony vai oferecer a você.

“Isso abre o mercado competitivo para fabricantes de câmeras que não necessariamente têm acesso ao que há de mais recente e melhor.”

Será fascinante ver onde isso leva e quais fabricantes podem estar pensando em usar o novo sensor, embora ele seja claro ao apontar que, mesmo que um fabricante comece a desenvolver uma nova câmera utilizando o novo sensor amanhã, ainda pode ser três anos ou mais antes de chegar ao mercado. Leia a entrevista completa com Trevor Elbourne no Petapixel.

Artigos recentes