Curso gratuito na Cinemateca Brasileira

spot_imgspot_img

A Cinemateca Brasileira está retomando suas atividades de formação de público com um curso gratuito sobre a história do cinema brasileiro. Intitulado “Introdução ao cinema brasileiro: das origens aos anos 1950”, o curso ministrado pelo professor Carlos Augusto Calil, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP, oferecerá um panorama completo da evolução do cinema brasileiro, desde seus primórdios até a irrupção do cinema moderno.

Composto por seis aulas, o curso será acompanhado por uma mostra de mais de vinte filmes que marcaram a história do cinema brasileiro na primeira metade do século XX. As aulas acontecerão às quartas e sextas-feiras, em formato presencial, das 17h às 19h.

O programa do curso abordará temas como a vocação para o documentário, sintomas da febre de cinema, vanguarda improvável em Limite, a difícil transição para o sonoro, fantasias industriais na Cinédia e Vera Cruz, a chanchada como carnaval e paródia, e a irrupção do cinema moderno em Duas vezes Rio.

O curso é uma ótima oportunidade para os amantes do cinema e estudantes de audiovisual se aprofundarem na história do cinema brasileiro e conhecerem obras importantes que marcaram a evolução da sétima arte no país. Com a pandemia da COVID-19, muitas atividades culturais e educacionais foram suspensas, e a retomada dessas atividades é um sinal positivo de que a cultura está se reinventando e encontrando novas formas de se expressar e se conectar com o público.

O curso será realizado na Cinemateca Brasileira, localizada na Vila Clementino, em São Paulo, a partir do dia 15 de março. Para participar, basta se inscrever no site da instituição.

As aulas acontecerão às quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, em formato presencial. O curso é gratuito e com vagas limitadas, mediante ordem de inscrição, que deve ser feita através de formulário disponível no site da Cinemateca Brasileira. Os selecionados receberão por e-mail a confirmação da inscrição, e será emitido certificado com carga horária de 12h para aqueles que comparecerem em ao menos quatro aulas.

A programação completa da mostra, com sessões de quinta a domingo nas semanas do curso, será divulgada em breve.

Programa do curso 

Aula 1 – Vocação para o documentário (15/03)

Aula 2 – Sintomas da febre de cinema (17/03)

Aula 3 – Vanguarda improvável: ensaio de quintessência em Limite. Ganga Bruta e a difícil transição para o sonoro (22/03)

Aula 4 – Cinédia e Vera Cruz: fantasias industriais (24/03)

Aula 5 – Chanchada: carnaval e paródia (29/03)

Aula 6 – Duas vezes Rio: a irrupção do cinema moderno (31/03)

Inscrições pelo site: https://www.cinemateca.org.br/ (vagas limitadas).

Artigos recentes