Descoberto novo material supercondutor que pode levar a computadores, câmeras e outros eletrônicos serem muito mais rápidos que os atuais

Imagine se o seu computador pudesse funcionar com eletricidade que flui para sempre sem superaquecimento. Isso não é mágica: é o futuro potencial de um fenômeno real chamado supercondutividade, que hoje sustenta tudo, desde pesquisas magnéticas de ponta até ressonâncias magnéticas.

Pesquisadores da Delft University of Technology descobriram um novo supercondutor que conduz eletricidade em apenas uma direção. Uma possível aplicação dessa tecnologia nos futuros computadores,  os tornarão mais rápidos e eficientes.

A resistência de elementos de circuitos individuais é um freio importante no desenvolvimento de chips de computador. Todas as linhas de junção e transistores no chip têm uma condutividade limitada, o que leva à dissipação de calor e diminui a taxa de clock máxima possível.

De acordo com o Professor Mazhar Ali, os computadores que usam supercondutores podem chegar a velocidades na ordem dos terahertz. Esta tecnologia ainda vai demorar a chegar aos computadores do mercado de consumo, mas deve chegar mais cedo aos data centers.

A dificuldade de obter materiais que são ao mesmo tempo supercondutores e semicondutores, deve-se ao facto de não oferecerem praticamente qualquer resistência à passagem da corrente elétrica, o que impossibilita o direcionamento ou a paragem do fluxo da energia. A equipa de Ali conseguiu-o, ensanduichando um material quântico entre duas camadas de materiais semicondutores.

Contudo, este novo semicondutor só foi testado com sucesso a muito baixas temperaturas, o que torna qualquer sistema informático que use esta tecnologia, muito sensível a temperaturas mais altas. A equipa de cientistas, quer saber se este material funciona a temperaturas acima dos 77 graus kelvin, porque é a partir desta temperatura que pode ser usado Azoto líquido para refrigerar estes supercondutores. O passo seguinte, será perceber como se podem produzir semicondutores suficientes para se conseguir construir um circuito integrado.

Artigos recentes

Video thumbnail
Usei tudo no Kling 4.0 . Será Esta a Melhor IA de Vídeo em Qualidade/Preço?
11:32
Video thumbnail
Curso Sony Alpha a6500 – Parte 3 | Aprenda a Configurar a Sua Câmera para Vídeo
43:15
Video thumbnail
O Grande Confronto: 8 Modelos de Vídeo IA Lado a Lado (A Escolha é Sua!)
19:54
Video thumbnail
Copiei os Efeitos e Motion Graphics de Videos Virais Usando Apenas 1 Comando no Claude
12:57
Video thumbnail
O Segredo para Faturar Milhares e Viralizar com AI Influencer
16:16
Video thumbnail
Campanha Completa em Minutos: Vídeos e Banners com Higgsfield Ads Studio
18:38
Video thumbnail
ArtCraft e ImageFlow: Os CLONES da Adobe, Microsoft, Autocad Que Prometem Tudo de Graça! Mas...
09:01
Video thumbnail
Curso Sony Alpha a6500 – Parte 2 | Aprenda a Configurar a Sua Câmera para Vídeo
33:35
Video thumbnail
Curso Sony a6500 – Parte 1 | Configuração, Personalização e Prática
40:30
Video thumbnail
Edição sem software com Claude Opus 5.5 e Higgsfield + Color no DaVinci e remoção no After Effects
22:50
Video thumbnail
Como usar a Higgsfield API sem pagar mensalidade (Ganhe $15)
19:52
Video thumbnail
GPT-6 Astra: Sincronia e Organização no Premiere + Comercial estilo Apple, do zero no After Effects
17:44
Video thumbnail
Da Praia para o Estúdio: O GPT-6 Criou a Minha Vinheta no After Effects
16:01
Video thumbnail
O Melhor Ring Grip BARATO para Gimbals DJI e Outras Marcas
07:17
Video thumbnail
Tropa de Elite se fosse animação
00:31
Video thumbnail
Automação de Vídeos no ChatGPT Para Produtoras e Afiliados (TikTok Shop, Aliexpres e Outros)
19:14
Video thumbnail
Higgsfield + Blender: O Futuro da Criação de Vídeos com IA
15:31
Video thumbnail
ABSOLUTAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ESTA NOVA IA
15:46
Video thumbnail
Meu dragão azul
00:39
Video thumbnail
Gerei Fotos e Vídeos Diretamente no Claude Grátis
13:49