Brevemente será possível escolher na edição o que fica em foco, isso graças aos engenheiros da Adobe que desenvolveram a tecnologia Plenoptic.
O Sistema Plenoptic funciona graças a uma matriz de microlentes que fica entre a lente de frente e o sensor, essas microlentes captam várias pequenas imagens criando um painel de diferentes ângulos. Quando for editar a foto o software pega esse painel gerado e combina as versões em uma só a fim de chegar a uma certa profundidade de campo, deste jeito você consegue manipular o foco.
A primeira fabricante a comercializar esse tipo de lentes é a alemã Raytrix.
caramba, isso é realmente impressionante!! Mas acaba com todo o charme fotográfico e tornará as coisas muito mais fáceis, é só enquadrar e fotografar. Daqui a pouco DSLRs serão como “point-and-shots”. Resta saber até onde isso ajuda o mercado PROFISSIONAL, na minha opinião, atrapalha…
A tecnologia é tão impressionante que chega a ser ridiculo tudo isso.
Lente plenóptica – e a invenção não é da Adobe
[…] This post was mentioned on Twitter by Jorge Maluf, Michel Souza, Germana Bove., André Pires, Adriano Souza and others. Adriano Souza said: E se você escolhesse o que fica em foco depois de tirar a foto? – Lente Plenoplic http://bit.ly/cSGiOs […]