HDSLRs são usadas nos mais imprecionantes videos dos motins de Londres

spot_imgspot_img





Das centenas de vídeos gravados nos últimos dias dos tumultos em Inglaterra, quatro se destacam pela cenas poderosas e impressionantes e a uma outra característica que os destaca dos demais, foi o uso das câmeras HDSLR.
O primeiro vídeo foi realizado por Kris Thompson, mostra manifestantes contra policiais no pior dia de violência em Londres.Uma das imagens é com um homem de 60 anos que está em estado crítico depois de manifestantes o atacarem quando ele tentou detê-los de atear fogo em um latão de lixo. Ele usou câmera lenta e música para criar um vídeo muito temperamental, para que se perceba quanto diferente é esta noticia em relação as outras do dia. Este tipo de edição feito por Kris é possivelmente uma tentativa de recriar o que sentiu no momento em que filmou, embora eu não concorde muito com esse tipo de edição.

O segundo Vídeo foi produzido por Sam Hunt e captado por Murat Gökmen.
Sam trabalha principalmente para a AlJazeera em Inglês, como produtor de entrevistas e Murat trabalha como produtor freelance e como pesquisador de documentários para o Canal 4.
Este segundo vídeo foi captado na segunda-feira bem perto de onde vivem. Leram no Twitter que algo estava acontecendo na rua e também receberam um telefonema de um colega de ITV perguntando se sabiam o que se estava passando, então pegaram em suas bicicletas e foram entrevistar policiais e alguns rapazes que encontravam. Continuaram procurando mais pessoas e foram envolvidos nos motins. Vários jovens deram tapas na câmera( uma Canon 550D ) mas devido a sua aparência pensaram que estavam tirando fotos.

O terceiro vídeo foi captado por Leon Neal em Tottenham.
Tirar fotos ou filmar na área dos distúrbios de Londres tem sido um desafio extremamente difícil. Desde a primeira noite, os fotógrafos e cinegrafistas são alvo dos vândalos, os seus equipamentos estão sendo esmagados e os seus donos tem sofrido lesões corporais.
Leon utilizou apenas a Nikon D3s. Normalmente usa um microfone shotgun e um Z-Finder da Zacuto. Para ele fazer o vídeo foi bem mais complicado filmar que fazer fotos, devido à necessidade de permanecer em uma posição estática por mais tempo – ao contrário da fotografia, onde você pode atirar e correr.

O quarto vídeo foi captado por Ben Lankester, tem como titulo: Reações e debate em Clapham.
Ben é um cineasta da Progress film, de Brighton. Praticamente só trabalham com HDSLRs para fazer vídeo clipes, comerciais e vídeos institucionais.
Após ter visto noticias online, Ben decidiu ir até Londres para documentar as reações das pessoas envolvidas nos tumultos. Queriam ouvir as discussões na rua, ao invés de uma história contada pelas tvs ou mostrar o caos que a notícia estava transmitindo. A Canon 5D mark II nos permitiu chegar perto dos envolvidos, sem intimidá-los e assim que começamos a filmar, uma multidão se juntou para participar no debate.

Artigos recentes

3 COMMENTS