Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) abre nova rodada de inscrições para apoio a profissionais autônomos ainda afetados pela pandemia
Novo aporte de R$3 milhões, feito pela Netflix, contemplará cerca de 2.500 beneficiados, para fazer frente à retomada gradual de produção no país
São Paulo, 15 junho de 2021- O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e a Netflix retomam parceria para auxiliar os profissionais da indústria audiovisual brasileira. A nova doação de R$3 milhões para o fundo gerenciado pelo ICAB tem como objetivo apoiar a comunidade criativa na retomada gradual da produção audiovisual em todo o país.
A iniciativa oferecerá apoio a cerca de 2.500 trabalhadores e freelancers do setor. Produtores, assistentes, coordenadores, técnicos e operadores de diferentes departamentos de produção, como câmera, áudio, arte, maquiagem, figurino, cenografia, logística, entre outros, são elegíveis para solicitar o benefício – um único depósito no valor de R$1.100. Os beneficiários não precisam ser associados do ICAB.
As inscrições começam nesta terça (15) e devem ser feitas através de um formulário online na página do ICAB (icabrasil.org). O instituto irá revisar cada inscrição e determinar, em até 15 dias, quem pode receber o benefício. O formulário ficará disponível durante dois meses ou até que os recursos do fundo se esgotem.
ICAB e Netflix deram início à parceria em abril do ano passado, quando anunciaram a criação de um fundo emergencial de alívio contra a COVID-19, estabelecido mediante doação de R$ 5 milhões feita pelo serviço de entretenimento por streaming. Ao todo, 4.950 profissionais foram beneficiados na primeira rodada.
A doação da Netflix para o ICAB faz parte dos esforços do fundo de US$150 milhões, anunciado pelo serviço de entretenimento por streaming em março de 2020. Foi criado para apoiar aqueles em maior dificuldade no setor de produção audiovisual em países como o Brasil, onde a Netflix tem uma grande base de produção.
Sobre o ICAB
O ICAB é uma entidade sem fins lucrativos inspirada em institutos audiovisuais internacionais que contribuem para a formação e atualização de profissionais para o setor. Instituição voltada à difusão do conhecimento, a qualificação e a conexão dos agentes da indústria criativa com o mercado nacional e internacional em todas suas expressões. Apoiado pelo Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), o instituto tem como missão promover a construção do pensamento crítico, a cultura e a defesa e conservação do patrimônio imaterial, histórico e artístico. Para saber mais, acesse www.icabrasil.org.
Sobre a Netflix
A Netflix é o principal serviço de entretenimento por streaming do mundo. São 208 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, documentários e filmes de diversos gêneros e idiomas. Quem assina a Netflix pode assistir a quantos filmes e séries quiser, quando e onde quiser, em praticamente qualquer tela com conexão à internet. Assinantes podem assistir, pausar e voltar a assistir a um título sem comerciais e sem compromisso.