O titulo de armazenamento externo mais rápido do mundo é dado pela própria iodyne Pro Data, mas eu também desconheço sistema que consiga dar igual ou mais que os 5 GB/s por meio de portas Thunderbolt combinadas que tem este SSD externo da iodyne Pro Data.
O iodyne Pro Data possui 8 portas Thunderbolt 3, com 4 portas upstream para conexão com computadores e 4 portas downstream para dispositivos de encadeamento em série, como monitores. Aparentemente, até 6 dispositivos podem ser encadeados por par de portas Thunderbolt, enquanto várias cadeias podem ser criadas em computadores que fornecem mais de uma porta de host Thunderbolt.
A velocidade alucinante que o Pro Data consegue atingir se deve à forma única de combinar a largura de banda de várias portas Thunderbolt do seu computador. As várias portas upstream no próprio Pro Data garantem que você não esteja se restringindo em termos de conectividade usando as portas do seu computador.
O sistema está disponível em configurações de 12 TB e 24 TB, mas pode ser expandido até 575 TB através do encadeamento de vários dispositivos Pro Data. A alimentação é através de um adaptador de alimentação de 180W. O sistema contém impressionantes 12 SSDs NVMe fornecendo as velocidades da luz em uma configuração RAID6 por padrão.
O design é bem pensado, permitindo portabilidade estilo laptop. O Pro Data pode ser colocado em uma superfície plana ou colocado em um encaixe vertical.
Características principais do iodyne Pro Data
- RAID-6 transacional e RAID-0
- Somas de verificação de dados e autorrecuperação
- Criptografia XTS-AES-256 com Hardware Secure Enclave
- NVMe Thunderbolt Multipathing até 4 × caminhos
- Conectividade multiusuário para até 4 × computadores
- Transferência de armazenamento entre computadores macOS conectados?
- Contêineres Dinâmicos com até 15 contêineres por dispositivo
- Níveis de RAID por contêiner com distribuição adaptável e paridade
- Gerenciamento Automático de Falhas de SSD e Resilvering RAID?
- Projetado para fácil auto-reparo de módulos SSD
O aspecto de auto-reparo é particularmente interessante, com tudo, desde os ventiladores até o cache de memória, que podem ser substituídos e atualizados. Além disso, com o serviço iodyne Cloud and Telemetry, a empresa pode enviar automaticamente um SSD substituto se o sistema relatar que há um problema. Nenhum dado do cliente é enviado ou recuperado da própria unidade para fazer isso. Um aplicativo macOS nativo está incluído para permitir o monitoramento da integridade do sistema do lado do usuário.
Pelo que podemos ver, o Pro Data parece ser um sistema incrivelmente bem pensado. Não é barato, mas este é um dispositivo projetado para uso por pessoas que levam a sério o armazenamento em local crítico. O aspecto de atualização e reparo é algo que desejamos e esperamos que outros fabricantes levem em consideração seus próprios designs de dispositivos no futuro.
O iodyne Pro Data custa US$ 3.950 para a configuração de 12 TB ou US$ 7.500 para a versão de 24 TB e em três cores. Saiba mais no site da iodyne .