Nova atualização de firmware para Canon EOS R5 e EOS R6

A Canon lançou uma atualização de firmware para a Canon EOS R5 e Canon EOS R6.

A versão de firmware 1.7.0 inclui as seguintes correções:
1. Corrige um problema que, em casos raros, pode fazer com que a câmara não funcione normalmente ao captar motivos pequenos.
2. Corrige pequenos erros.

Download firmware v1.7.0 for the Canon EOS R5 Windows
Download firmware v1.7.0 for the Canon EOS R5 MAC
Download firmware v1.7.0 for the Canon EOS R6 Windows
Download firmware v1.7.0 for the Canon EOS R6 MAC

Se a versão de firmware da câmara já for a 1.7.0, não é necessário atualizar o firmware.

Preparação para uma atualização de firmware:
Após a extração do ficheiro comprimido transferido (.zip), é criada uma pasta do firmware.

*Extrair o ficheiro transferido:
Clique com o botão direito do rato no ficheiro comprimido e, em seguida, selecione Extrair tudo para extrair o ficheiro.

Na pasta que transferiu, encontram-se o firmware (EOSR5170.FIR/tamanho do ficheiro: 53 162 720 bytes) e instruções sobre os procedimentos de atualização de firmware (um ficheiro PDF em cinco idiomas: japonês, inglês, francês, espanhol e chinês simplificado). Antes de proceder à atualização do firmware, certifique-se de que consulta e compreende as instruções sobre os procedimentos de atualização do firmware.

(Este é o histórico das atualizações de firmware anteriores.)
Alterações na versão 1.6.0:
1. Adiciona [Auto Power Off Temp.: Standard/High] (Temperatura da função de desligar automático: padrão/alta) ao menu da gravação de filmes. Quando a opção [High] (Alta) é selecionada, a câmara não se desliga automaticamente quando a temperatura do corpo da câmara e do cartão atinge níveis elevados, o que pode permitir uma gravação de filmes mais longa, dependendo das condições de captação. Tenha em atenção que, neste ponto, a temperatura da superfície inferior da câmara pode aumentar.
2. Adiciona a capacidade de converter várias imagens HEIF em várias imagens JPEG.
3. Melhora o desempenho do “Movie Digital IS”. Estabiliza a imagem ao tirar selfies ou fotografias enquanto caminha com uma objetiva grande-angular.
4. Corrige pequenos erros.

Alterações na versão 1.5.2:
1. Otimiza a precisão da focagem automática quando o extensor RF1.4x ou o extensor RF2x está ligado às objetivas RF800mm F5.6 L IS USM e RF1200mm F8 L IS USM.
2. Melhora a estabilidade da deteção de olhos.
3. Melhora o acompanhamento de focagem automática ao fotografar motivos em movimento.

Alterações na versão 1.5.1:
1. Corrige um problema no qual, em casos raros, a câmara poderá deixar de funcionar ao fotografar na definição Servo AF enquanto utiliza o botão <AF-ON>.

Alterações na versão 1.5.0:
1. Melhora o desempenho da deteção da cabeça para suportar capacetes ou óculos em desportos de inverno.
2. Adiciona a opção [Vehicles] (Veículos) à seleção [Subject to detect] (Motivo a detetar) no separador [AF] para suportar a deteção de automóveis e motociclos em desportos motorizados. Adiciona [Spot detection] (Deteção de ponto) quando [Vehicles] (Veículos) está selecionado como o capacete do piloto*.
*A deteção pode não ser possível para carros comuns de passageiros ou bicicletas, ou para motociclistas a executar acrobacias ou que levantem poeira ou detritos.
3. Melhora o desempenho de deteção da deteção de olhos quando:
– há sombras no rosto.
– há cabelo à frente dos olhos.
4. Adiciona suporte para a deteção do tronco de uma pessoa. Se os olhos, o rosto ou a cabeça estiverem ocultos ou não for possível detetá-los, o tronco da pessoa será detetado e seguido continuamente.
5. Adiciona a capacidade de importar dados de balanço de brancos manual (MWB) a partir do ecrã de controlo rápido ao captar imagens fixas.
6. Elimina a operação de pressão central do multicontrolador para evitar a transferência acidental de imagens durante a transferência por FTP.
7. Adiciona a capacidade de, ao utilizar o EOS Utility para disparar remotamente com dois cartões inseridos, definir o método de gravação e selecionar o cartão a registar a gravação.
8. Adiciona [Suppress lower frame rate] (Eliminar taxa de fotogramas mais baixa) a [Smooth] (Suave) em [Disp. performance](Desempenho de ecrã), permitindo que o ecrã de captação seja apresentado com menor perda de taxa de fotogramas, mesmo em locais escuros.
9. Adiciona suporte para a objetiva RF 5.2mm F2.8 L Dual Fisheye.
10. Altera o valor predefinido de [FTP server] (Servidor FTP) ? [Passive mode] (Modo passivo) para [Enable] (Ativar).
11. Melhora a estabilidade de funcionamento durante a transferência por FTP.
12. Otimiza os controlos da estabilização de imagem no corpo (IBIS) ao utilizar objetivas EF específicas que não incluem a função de estabilização de imagem.
13. Corrige um problema no qual ocorre ruído ao longo das extremidades de motivos brilhantes ao utilizar o Canon Log para gravar vídeos.

Alterações na versão 1.4.0:
1. Adiciona suporte para produzir sinais de vídeo de 8K/30p/10 bits para gravação ProRes RAW para o gravador* Ninja V+ da ATOMOS através de HDMI.
* Se tiver alguma dúvida sobre os produtos ATOMOS, contacte diretamente com a ATOMOS.
* Tenha em atenção que o gravador pode aquecer.
2. Adiciona suporte para gravar vídeos quando a câmara está ligada a objetivas cinematográficas CN-E18-80mm T4.4 L IS KAS S ou CN-E70-200mm T4.4 L IS KAS S EF.
* É possível captar fotografias, mas o desempenho não é garantido.
* É possível gravar vídeos na posição vertical, mas o desempenho não é garantido.
* É necessária uma fonte de alimentação externa para a operação AF durante a operação de zoom servo. Quando não existe uma fonte de alimentação externa, a operação AF só é ativada quando o zoom servo não está em utilização.
3. Foi adicionada a gravação simultânea de vídeos no cartão 1 e no cartão 2. No entanto, não é possível gravar vídeos RAW e vídeos RAW (Leve) em simultâneo no cartão 1 e no cartão 2.
4. Foi adicionado suporte para o VPG 400 (Video Performance Guarantee Profile), uma norma baseada na especificação CFexpress 2.0.
5. Melhora a estabilidade de funcionamento ao utilizar a RF400mm F2.8 L IS USM e a RF600mm F4 L IS USM.
6. Corrige um problema no qual, durante a ligação HDMI, se o ecrã da câmara se desligar, é apresentado um padrão de zebra através da saída HDMI.
7. Corrige um problema no qual podem não ser atingidos efeitos de estabilização de imagem suficientes imediatamente após o início da gravação.

Alterações na versão 1.3.1:
1. Adiciona [Canon Log 3] a [Canon Log settings] (Definições do Canon Log). Pode selecionar [Canon Log] ou [Canon Log 3] em [Canon Log settings] (Definições de Canon Log) no separador Shooting (Disparo) do menu.
– O suporte para filmes RAW gravados com Canon Log3 e RAW (Leve) estará disponível no Cinema RAW Development e na versão Digital Photo Professional numa atualização futura.
– O Digital Photo Professional também irá suportar o processamento de filmes RAW gravados com as definições Canon Log3 e a aplicação de LUT de visualização numa futura atualização.
2. Adiciona [RAW (Leve)] ao tamanho de gravação de filme e [IPB (Leve)] a 8K/4K para permitir captação com taxa de bits mais baixa. Estas definições também podem ser selecionadas com a definição RAW+MP4.
3. Adiciona uma elevada taxa de fotogramas de 119,9 fps/100,0 fps ao tamanho de gravação de filmes Full HD.
4. Adiciona [Electronic full-time MF] (MF contínua eletrónica) ao separador AF do menu. Quando uma objetiva está montada, é possível efetuar o ajuste manual da focagem com One-Shot AF e Servo AF.
5. Adiciona [6: Monitor Off] (6: Monitor desligado) a [Shooting info. disp.: Screen info. settings] (Apresentar informações de disparo: Definições das informações no ecrã) no separador Shooting (Disparo) do menu. Esta atualização permite que o monitor da câmara esteja sempre desligado durante o disparo.
6. O tempo de transferência (valor estimado) é agora apresentado no monitor da câmara durante a transferência por FTP.
7. Adiciona a capacidade de, ao transferir imagens por FTP, selecionar imagens protegidas que falharam ao transferir e imagens protegidas que ainda não foram transferidas e transferi-las de uma só vez.
8. Adiciona [Save/load cam settings on card] (Guardar/carregar definições da câmara no cartão) ao separador Function settings (Definições das funções) do menu.
Isto permite guardar as definições da câmara num cartão ou carregar um ficheiro guardado e restaurar as definições da câmara guardadas num cartão.
9. Corrige um fenómeno no qual, em casos raros, a câmara não funciona normalmente ao utilizar determinados cartões CFexpress.
10. Corrige um fenómeno no qual, em casos raros, a câmara não funciona normalmente quando o modo de avanço está definido para “High-speed continuous shooting” (Disparos contínuos de alta velocidade) para captar imagens fixas de forma contínua.
11. Corrige um fenómeno no qual a alimentação pode ficar suspensa quando a câmara é alimentada por USB durante um longo período de tempo.
12. Corrige um fenómeno no qual parte do ecrã de definições é apresentado incorretamente na versão de firmware 1.2.1.
13. Corrige um fenómeno no qual, ao fotografar com o Canon Log 3, se a definição [View Assist.] (Assistente de visualização) estiver definida para [On] (Ativado), a imagem no visor e no ecrã LCD é apresentada mais com mais brilho do que o suposto.
*Os itens 1 a 12 aplicam-se à versão 1.3.0, enquanto o item 13 aplica-se à versão 1.3.1.

Alterações na versão 1.2.0:
1. Ao utilizar os modos de disparo contínuo de alta velocidade ou de baixa velocidade, no Modo de avanço com [High Speed Display: OFF] (Ecrã de alta velocidade: desligado), a visibilidade do motivo no enquadramento foi melhorada ao fotografar motivos em movimento.*
*Durante o disparo contínuo, os fotogramas pretos serão inseridos entre os fotogramas no visor e a visualização direta. Isto melhorará a visibilidade dos motivos em movimento na visualização direta e no visor.
2. Adiciona a definição [Auto] (Automática) ao menu [Viewfinder Brightness] (Brilho do visor) que irá aumentar e diminuir o brilho conforme as condições de luz ambiente.
3. Permite a sincronização de disparo da 2.ª cortina durante o disparo de flash sem fios por transmissão de rádio quando o flash Speedlite EL-1 está montado na câmara.
4. Permite a seleção de flash manual (exceto sincronização de alta velocidade e disparo de flash sem fios por transmissão ótica) e a configuração até 1/8192 no ecrã de menu da câmara quando o flash Speedlite EL-1 está montado na câmara.
5. Melhora a compatibilidade das imagens HFEI gravadas na câmara com as normas MIAF (Multi-Image Application Format).
6. Adiciona suporte para AF e libertação durante operações de zoom para algumas objetivas RF e EF.

Alterações na versão 1.1.1:
1. É apresentada uma mensagem quando ambas as definições [HDMI display: Camera+External monitor] (Visor HDMI: Câmara + Monitor externo) e [Overheat control: on] (Controlo de sobreaquecimento: ligado) estão ativadas.
2. Quando a RF100-500mm F4.5-7.1 L IS USM está colocada, é possível obter um efeito de estabilização de imagem de, aproximadamente, seis pontos através do controlo conjunto com a estabilização de imagem na objetiva.
*Distância focal de 500 mm, com base nas normas CIPA (Camera & Imaging Products Association).
3. Corrige um fenómeno no qual as capacidades de IS poderão ser degradadas ao efetuar disparos contínuos quando a objetiva RF100-500mm F4.5-7.1 L IS USM está colocada na EOS R6 com a versão de firmware 1.1.0.
4. Foi melhorado o mecanismo de estabilização de imagem na objetiva, ao utilizar determinadas objetivas RF para a gravação de filmes.
5. Corrige um fenómeno no qual o ecrã de definição “Slow Synchro” (Sincronização lenta) não é apresentado com precisão, quando o idioma está definido para inglês.
6. Corrige uma gralha exibida no ecrã de definições de comunicação, quando o idioma está definido para coreano.
7. Foi melhorada a conetividade durante a transmissão FTP.
8. A deteção de temperatura e o controlo do tempo de gravação na gravação de vídeo foram melhorados. Além disso, foi melhorado o tempo total de gravação quando são efetuadas repetidamente gravações de tempo curto e ações de desligar e ligar a câmara à temperatura ambiente.
9. Foi corrigido o fenómeno no qual o tempo de gravação de filmes disponível não é apresentado corretamente quando a data/hora/zona não está definida.

Artigos recentes

Video thumbnail
Teste no local com mais interferências do Brasil e review completo do Accsoon CineView
18:21
Video thumbnail
Microfones sem fio para celular baratos e de qualidade preparados para os próximos 30 anos
13:02
Video thumbnail
Tripé em fibra de carbono para a nova geração de câmeras e ideal para quem viaja. K&F Concept
12:36
Video thumbnail
Lente Cine com melhor preço/qualidade para M4/3, Blackmagic Pocket 4k, Sony, Canon R e Fuji
07:36
Video thumbnail
Principais vantagem de usar o monitor com TouchScreen portátil
11:00
Video thumbnail
Porque o lapela Hollyland Lark M1 é hoje a melhor opção de preço qualidade
13:26
Video thumbnail
2 acessórios para câmeras que uso ha mais de 2 anos e tem agora ótimo preço: Inkee BENBOX e IRONBEE
12:55
Video thumbnail
Como encontrar rapidamente pessoas nas suas gravações durante a edição de forma simples e automática
07:22
Video thumbnail
Um ano trabalhando com a Sony ZV-E10 Review completo
23:05
Video thumbnail
Painel de LED RGB bom e barato, com aplicativo IOS/Android compatível com outras marcas.
05:32
Video thumbnail
Do bom ao mau: Review da lente full frame Meike 85mm f/1.8 de R$1.000 para câmeras Sony
08:11
Video thumbnail
Dica para quem tem follow focus: O melhor uso sem ser como follow focus
04:04
Video thumbnail
De iPhone até ARRI, combine as cores de todas as câmeras com plugin CineMatch
20:43
Video thumbnail
Dream FX com filtro 2 em 1 - ND 2-32 com Black Diffusion DE 1/4 da K&F concept
07:12
Video thumbnail
Review PDMOVIE LIVE AIR 2s: Melhor preço qualidade wireless follow focus
13:46
Video thumbnail
PC de 2014 em 2022: Editando vídeos 4k e 6k RAW, sem usar PROXY e exportando em 4K e FullHD
26:38
Video thumbnail
Você vai querer ter este colete para suporte de câmeras: DigitalFoto Thanos SE
11:44
Video thumbnail
CaTeFo Star 500: Bons e baratos - Review dos lapelas duplos com gravador interno por menos de R$900
15:11
Video thumbnail
Como Sincronizar facilmente o áudio gravado a 44.1 KHz com vídeo de 48 KHz
17:44
Video thumbnail
Congresso SELECT MASTERCLASS 2022
04:35