No dia 18 de agosto, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), divulgou a criação da “Salvador Filmes”, empresa com o propósito de fomentar a produção audiovisual capital baiana.

A iniciativa vai atuar em várias frentes como a criação de um plano intersetorial para posicionar Salvador como destino privilegiado para produção audiovisual, qualificações profissionais, atração de investimentos para o setor e exibição de filmes em praça pública.

A “Salvador Filmes” também vai disponibilizar uma plataforma digital com o intuito de agregar informações relativas a profissionais e fornecedores do audiovisual, como núcleos criativos, editais, formações; além da elaboração de um plano para a inserção da cidade em acordos, protocolos, redes colaborativas e associações de film commissions e eventos nacionais e internacionais.

A prefeitura também está engajada em um projeto de lei para ampliar o “Viva Cultura”, com o intuito de conceder benefício tributário equivalente a 90% do valor investido às empresas que apoiarem projetos culturais por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.