A Sony apresentou hoje oficialmente a FX6, a mais barata da nova Linha Cinema que é compostas por 3 câmeras, as outras são a FX9 e a Venice.
Observando as características, chego a conclusão que é uma A7s III sem os eventuais problemas de super aquecimento num corpo mais agradável para quem trabalha em TV.
O que menos gostei nela é seu corpo que continua antigo, cheio de botões por todo lado e nos faz, nos primeiros meses de uso, andar procurando onde está o botão ou passado um tempo dizer “nossa tem este botão aqui e nunca vi“.
Nos últimos anos e principalmente este ano, os fabricantes concluíram que o formato cúbico da RED é o melhor para cinema, documentários, publicidade, clipes, etc, prova disso é a recentemente a adesão da Canon e Panasonic a este formato, depois de marcas como a Kinefinity e ZCam terem aderido ha uns 2 anos e terem recebido ótimas criticas .
Principais características:
- Sensor Exmor R Full-Frame 4K de 10,2 MP
- Processador BIONZ XR
- UHD até 120p
- 4K DCI até 60p
- Base ISO 800 (Cine EI S-Log3)
- 15 STOPS
- Configuração de alta sensibilidade de 12.800 ISO
- Não tem ISO duplo nativo
- AF com detecção de rosto e Eye-AF
- Gravação interna 4K 4:2:2 a 10 bit
- S-Cinetone
- Gravação RAW externa com Atomos Shogun7
- Gravação FullHD até 240 fps
- ND Variável Eletrônica
- Quatro canais de gravação de áudio
- 12G/6G/3G SDI
- TC In/Out
- LUTS carregável pelo usuário
- Lentes E-mount (as da linha alpha)
- Preço USD $5999
Modos de Gravação:
A FX6 pode gravar internamente até 4K DCI até 59,94P 4:2:2 XAVC Intra de 10 bit (Classe 300). Em UHD, pode gravar internamente até 120P também em XAVC Intra 4:2:2 10 bit com crop de 10% (Classe 300). A Sony não declara especificamente qual é a taxa de bits ao gravar UHD a 100 ou 120P.
Existem também opções de gravação XAVC Long GOP se você quiser minimizar o espaço do cartão.
XAVC Intra 4:2:2 de 10 bit (Classe 300)
RESOLUÇÃO | FREQUÊNCIA DO SISTEMA | BITRATE |
4K DCI (4096 × 2160) * | 59.94P 50P 29.97P 25P 24P / 23.98P |
600 Mbps 500 Mbps 300 Mbps 250 Mbps 240 Mbps |
UHD (3840 × 2160) ** | 59.94P 50P 29.97P 25P 24P / 23.98P |
600 Mbps 500 Mbps 300 Mbps 250 Mbps 240 Mbps |
* S & Q de 1-60fps está disponível nesses modos, no entanto, não está disponível se você estiver usando a saída SDI gravando em RAW.
** S & Q 1-60fps e 100 / 120fps estão disponíveis nestes modos, no entanto, 100 / 120fps não está disponível se você estiver usando a saída SDI gravando em RAW.
XAVC Intra 4:2:2 de 10 bit (Classe 100)
RESOLUÇÃO | FREQUÊNCIA DO SISTEMA | BITRATE |
FHD (1920 × 1080 * | 59.94P 50P 29.97P 25P 24P / 23.98P |
600 Mbps 500 Mbps 300 Mbps 250 Mbps 240 Mbps |
* S & Q 1-60fps e 100/120/200 / 240fps estão disponíveis nestes modos.
Esteja ciente de que a gravação a 100/120/200/240fps estão disponíveis apenas no modo full-frame . Eles não funcionam no modo S35.
XAVC Long GOP 420 8 bit
RESOLUÇÃO | FREQUÊNCIA DO SISTEMA | BITRATE |
UHD (3840 × 2160) * | 59.94P 50P 29.97P 25P 24P / 23.98P |
150 Mbps 150 Mbps 100 Mbps 100 Mbps 100 Mbps |
* S & Q 1-60fps e 100 / 120fps disponíveis nestes modos.
XAVC Long GOP 422 10 bit
RESOLUÇÃO | FREQUÊNCIA DO SISTEMA | BITRATE |
FHD (1920 × 1080) * | 59.94P 50P 29.97P 25P 24P / 23.98P |
50 Mbps 50 Mbps 50 Mbps 50 Mbps 50 Mbps |
* S & Q 1-60fps e 100/120/200 / 240fps estão disponíveis nestes modos.
Esteja ciente de que a gravação a 100/120/200/240fps estão disponíveis apenas no modo full-frame . Eles não funcionam no modo S35.
Gravação RAW apenas externa
Por causa de patentes a Sony não grava internamente RAW, mas ao contrario do que temos na FX9 onde precisamos comprar uma extensão no valor de USD $ 2.495, na FX6 basta ligar a um gravador Atomos Shogun 7 usando o cabo SDI e gravar em Apple ProRes RAW de 12 bit
Autofoco
Variable ND Filter Cinema Line FX6