Sony FX6 Uma ótima câmera, com bom preço mas design ultrapassado

spot_imgspot_img

 

A Sony apresentou hoje oficialmente a FX6, a mais barata da nova Linha Cinema que é compostas por 3 câmeras, as outras são a FX9 e a Venice.

Observando as características, chego a conclusão que é uma A7s III sem os eventuais problemas de super aquecimento num corpo mais agradável para quem trabalha em TV.
O que menos gostei nela é seu corpo que continua antigo, cheio de botões por todo lado e nos faz, nos primeiros meses de uso, andar procurando onde está o botão ou passado um tempo dizer “nossa tem este botão aqui e nunca vi“.
Nos últimos anos e principalmente este ano, os fabricantes concluíram que o formato cúbico da RED é o melhor para cinema, documentários, publicidade, clipes, etc, prova disso é a recentemente a adesão da Canon e Panasonic a este formato, depois de marcas como a Kinefinity e ZCam terem aderido ha uns 2 anos e terem recebido ótimas criticas .

 

Principais características:

  • Sensor Exmor R Full-Frame 4K de 10,2 MP
  • Processador BIONZ XR
  • UHD até 120p
  • 4K DCI até 60p
  • Base ISO 800 (Cine EI S-Log3)
  • 15 STOPS
  • Configuração de alta sensibilidade de 12.800 ISO
  • Não tem ISO duplo nativo
  • AF com detecção de rosto e Eye-AF
  • Gravação interna 4K 4:2:2 a 10 bit
  • S-Cinetone
  • Gravação RAW externa com Atomos Shogun7
  • Gravação FullHD até 240 fps
  • ND Variável Eletrônica
  • Quatro canais de gravação de áudio
  • 12G/6G/3G SDI
  • TC In/Out
  • LUTS carregável pelo usuário
  • Lentes E-mount (as da linha alpha)
  • Preço USD $5999

Modos de Gravação:

A FX6 pode gravar internamente até 4K DCI até 59,94P 4:2:2 XAVC Intra de 10 bit (Classe 300). Em UHD, pode gravar internamente até 120P também em XAVC Intra 4:2:2  10 bit com crop de 10% (Classe 300). A Sony não declara especificamente qual é a taxa de bits ao gravar UHD a 100 ou 120P.

Existem também opções de gravação XAVC Long GOP se você quiser minimizar o espaço do cartão.

XAVC Intra 4:2:2 de 10 bit (Classe 300)

RESOLUÇÃO FREQUÊNCIA DO SISTEMA BITRATE
4K DCI (4096 × 2160) * 59.94P
50P
29.97P
25P
24P / 23.98P
600 Mbps
500 Mbps
300 Mbps
250 Mbps
240 Mbps
UHD (3840 × 2160) ** 59.94P
50P
29.97P
25P
24P / 23.98P
600 Mbps
500 Mbps
300 Mbps
250 Mbps
240 Mbps

* S & Q de 1-60fps está disponível nesses modos, no entanto, não está disponível se você estiver usando a saída SDI gravando em RAW.

** S & Q 1-60fps e 100 / 120fps estão disponíveis nestes modos, no entanto, 100 / 120fps não está disponível se você estiver usando a saída SDI gravando em RAW.

XAVC Intra 4:2:2 de 10 bit (Classe 100)

RESOLUÇÃO FREQUÊNCIA DO SISTEMA BITRATE
FHD (1920 × 1080 * 59.94P
50P
29.97P
25P
24P / 23.98P
600 Mbps
500 Mbps
300 Mbps
250 Mbps
240 Mbps

* S & Q 1-60fps e 100/120/200 / 240fps estão disponíveis nestes modos.

Esteja ciente de que a gravação a 100/120/200/240fps estão disponíveis apenas no modo full-frame . Eles não funcionam no modo S35.

XAVC Long GOP 420 8 bit

RESOLUÇÃO FREQUÊNCIA DO SISTEMA BITRATE
UHD (3840 × 2160) * 59.94P
50P
29.97P
25P
24P / 23.98P
150 Mbps
150 Mbps
100 Mbps
100 Mbps
100 Mbps

* S & Q 1-60fps e 100 / 120fps disponíveis nestes modos.

XAVC Long GOP 422 10 bit

RESOLUÇÃO FREQUÊNCIA DO SISTEMA BITRATE
FHD (1920 × 1080) * 59.94P
50P
29.97P
25P
24P / 23.98P
50 Mbps
50 Mbps
50 Mbps
50 Mbps
50 Mbps

* S & Q 1-60fps e 100/120/200 / 240fps estão disponíveis nestes modos.

Esteja ciente de que a gravação a 100/120/200/240fps estão disponíveis apenas no modo full-frame . Eles não funcionam no modo S35.

Gravação RAW apenas externa

Por causa de patentes a Sony não grava internamente RAW, mas ao contrario do que temos na FX9 onde precisamos comprar uma extensão no valor de USD $ 2.495, na FX6 basta ligar a um gravador Atomos Shogun 7 usando o cabo SDI e gravar em Apple ProRes RAW de 12 bit

Autofoco

Variable ND Filter Cinema Line FX6

Artigos recentes