Suzana Amaral é uma roteirista e documentarista renomada internacionalmente. O seu primeiro longa “A Hora da Estrela” de 1985 ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim, em 1986. Este filme recebeu 23 prêmios nacionais e internacionais.
Em 1979, dirigiu o documentário “Minha Vida em Segredo”e “Hotel Atlântico”, baseados nas obras literárias de Autran Dourado e João Gilberto Noll, respectivamente.
INEMA DOCUMENTAL – O MITO DO DOCUMENTÁRIO (MÓDULO I)
O cinema-documentário é um campo em expansão. Cresce A demanda por documentários, aumentando as oportunidades de trabalho para os que sabem como fazer ou supervisionar a sua produção.
Este curso desenvolve o potencial de cada um como autor para conhecer e fazer documentários com paixão.
Nas aulas serão projetados e analisados filmes importantes, que formaram e modificaram o processo de desenvolvimento do Panorama Documental, desenvolvendo nos participantes a possibilidade de conhecer os pontos de vista dos grandes documentaristas. Com isso, compreenderão e poderão desenvolver, com criatividade e conhecimento, os vários formatos, estruturas e estilos, contribuindo concretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um e de seus futuros projetos.
OBJETIVOS DO CURSO
– Examinar e refletir sobre a estética dos filmes, os gêneros, estilos para assim poder relacioná-los com suas visões pessoais.
– Compreender as diferentes filosofias dos documentários, suas narrativas e os objetivos de cada um deles para relacioná-los com a cultura dominante e o espírito do Tempo de sua realizações.
– Analisar os vários MODOS DE REALIZAÇÃO dos filmes que serão projetados.
– Mostrar como a Ética e o ponto de vista afetam as decisões sobre os resultados ,o estilo e a estrutura dos documentários.
Datas dos encontros
Módulo I – O MITO DO DOCUMENTÁRIO
19 de março
2, 16 e 30 de abril
14 e 28 de maio
11 e 18 de junho
Carga horária: 8 encontros – 40 horas
Modulo II – FILME DE NÃO-FICÇÃO (2°semestre)
Datas a confirmar
Carga horária: 8 encontros – 40 horas
PÚBLICO-ALVO
Este curso pode acomodar ampla gama de candidatos com diferentes experiências anteriores, uma vez que irá se concentrar mais nos conceitos mentais, nos processos emocionais e no Espírito do Tempo que deram origem aos referidos filmes.
Destina-se a profissionais interessados com algum propósito de utilizar a ferramenta FILMES DE NÃO-FICÇÃO para comunicar e ou concretizar produtos de comunicação social, cultural, artística, educacional, assim como profissionais de jornalismo, TV, Cinema, antropólogos entre outras áreas do conhecimento, que pretendam direcionar e utilizar em suas carreiras.
Se você já é documentarista este curso vai redefinir sua compreensão e seus interesses para desenvolver sua criatividade nos próximos projetos.