Testando a Sony FS100: Eduardo’s Cabeleireiros e mini documentário.





Fiz recentemente uns testes com a câmera Sony FS100.
Para quem não conhece esta câmera, ela vem (finalmente) de encontro ao que eu há uns 10 anos buscava numa câmera e que as DSLR me deram há 4 anos(embora uns anos antes tenha usado lentes intercambiáveis na Sony Z1 com o adaptador Letus35A que me fazia perder 2 stops, gravar com a câmera de ponta cabeça e ter uma imagem com um vignette).

Desde já digo que adorei a câmera. Mesmo o preço sendo superior a uma 5D, ela tem vantagens que nunca vou conseguir ter com a Canon.
Alguns exemplos das diferenças entre elas:

– Gravar um show e ao mesmo tempo mandar para a mesa para passar nos telões. (Este tipo de trabalho é impossível de realizar com qualquer câmera Canon, pois não tem saída limpa.)
– O diretor conseguir acompanhar o que se está gravando. (Só com a compra de monitores esternos, tendo que um deles tenha tambem a saida de HDMI. Ficamos sem qualquer imagem ou informação quando se liga o cabo RGB ou HDMI na Canon).
– Gravar discurso, jogo de futebol ou algum evento sem interrupções por mais de 30 minutos. (As câmeras Canon até a chegada da 1Dx não gravavam mais que 4GB de imagem( equivalente a 12 minutos em HD) e os novos modelos da Canon assim como a Panasonic e Nikon não podem gravar mais que 29 minutos e 59 segundos por causa de um imposto europeu que aumenta bastante quando uma camera grava 30 minutos seguidos).
– Gravação de áudio profissional numa emergência ex: acidente na rua; alguém importante que você quer entrevistar e ele tenta se escapar; atrasou na chagada na igreja. (Alguns exemplos que quem tem um gravador externo (como eu) se passa com a demora em colocar as pilhar no Zoom H4n e esperar que ele leia o cartão (uns eternos 30 segundos)).

Claro que tem outras coisas em que a HDSLR ganham como tamanho e peso, mas mesmo assim não é muita a diferença:
– Sony FS100 1.04kg (12.7×10.2×19.4 cm)
– Canon 5D mark III 860g (15.24×11.68×7.62 cm),
– Canon 5D mark II 811g (15.24×11.43×7.62 cm).

Para quem tem lentes Canon por mais 399 dollars compra um adaptador eletrônico para as lentes EF e EF-S http://conurus.com/sony/buy-eos-nex-adapter

Nos vídeos a baixo usei um adaptador normal de 60 reais.
Fiz o primeiro vídeo num salão de cabeleireiro testando os movimentos com monopé Manfrotto que se fazem em making ofs. O segundo vídeo foi para testar o comportamento da camera para documentários, com diversos tipos de luz, tanto do sol como a luz que o sapateiro usa. A imagem não tem qualquer correção de cor nem foi usado o preset tipo cinestile que existe para a FS100 (memoriza 6 presets)

Sony NEX FS100: Eduardo’s Cabeleireiros:

Sony FS100 : ASK ME:

Artigos recentes

Video thumbnail
Inovação PDmovie: Follow Focos sem fio com AI, transformando todas as lentes em lentes com Auto Foco
01:20
Video thumbnail
Novidades maio 2023 Davinci 18.5: Relight, troca de céu, monitor remoto e mais
14:10
Video thumbnail
Todas as novidades para edição no novo Davinci Resolve 18.5 - NABShow 2023
06:34
Video thumbnail
Ultimas vagas!!!
00:46
Video thumbnail
SELECT 2023 dias 9 e 10 de maio. Ultimas vagas
00:37
Video thumbnail
Editar 4K num PC de 2014 com PREMIERE E DAVINCI: RX 5500 XT de R$600 + Ativar aceleração AMD OpenCL
13:13
Video thumbnail
Garantia de produtos do Aliexpress que deram problemas + Equipamentos de vídeo que não deve comprar.
12:56
Video thumbnail
#Shorts Congresso SELECT 2023 , 9-10 de maio
00:40
Video thumbnail
GRATIS 3 soluções: Editar por texto / Separar voz e música / Áudio de estúdio com qualquer mic
11:43
Video thumbnail
Teste no local com mais interferências do Brasil e review completo do Accsoon CineView
18:21
Video thumbnail
Microfones sem fio para celular baratos e de qualidade preparados para os próximos 30 anos
13:02
Video thumbnail
Tripé em fibra de carbono para a nova geração de câmeras e ideal para quem viaja. K&F Concept
12:36
Video thumbnail
Lente Cine com melhor preço/qualidade para M4/3, Blackmagic Pocket 4k, Sony, Canon R e Fuji
07:36
Video thumbnail
Principais vantagem de usar o monitor com TouchScreen portátil
11:00
Video thumbnail
Porque o lapela Hollyland Lark M1 é hoje a melhor opção de preço qualidade
13:26
Video thumbnail
2 acessórios para câmeras que uso ha mais de 2 anos e tem agora ótimo preço: Inkee BENBOX e IRONBEE
12:55
Video thumbnail
Como encontrar rapidamente pessoas nas suas gravações durante a edição de forma simples e automática
07:22
Video thumbnail
Um ano trabalhando com a Sony ZV-E10 Review completo
23:05
Video thumbnail
Painel de LED RGB bom e barato, com aplicativo IOS/Android compatível com outras marcas.
05:32
Video thumbnail
Do bom ao mau: Review da lente full frame Meike 85mm f/1.8 de R$1.000 para câmeras Sony
08:11