Os usuários de Mac são quase todos usuários do Final Cut Pro X porque sempre foi NLE mais eficiente e rápida no Mac. Só que este ano não é mais assim e temos diversos softwares que estão tendo ótimo desempenho entre eles o Davinci Resolve, que pode baixar GRÁTIS aqui.

Uma das vantagens de usar o Davinci Resolve é que não fica preso ao Mac porque há versões para Windows e Linux

O youtuber Max Yuryvey, também teve a mesma duvida e publicou uma comparação entre o Final Cut Pro X e o Davinci Resolve, para ver qual oferece melhor desempenho nas diferentes tarefas de edição de vídeo.

Seu primeiro teste foi estabilização:

O Final Cut X usa quase toda a gráfica, mas uma parte mínima da CPU para executar a tarefa em 46 segundos. O Davinci Resolve usada da mesma forma em termos de gráficos, mas menos da CPU e levou 2 minutos para a mesma tarefa.

No entanto na parte que possivelmente mais interessa que é a renderização do trabalho, o  Davinci Resolve se mostrou mais eficiente.
Neste teste ele usou a timeline dos vídeos 4K H.264 de 1 minuto que foram estabilizados num projeto em 4K a 30p com lut e  demorou 3 minutos e 54 segundos no Final Cut Pro X a renderizar enquanto o mesmo projeto no Davinci Resolve a renderização demorou apenas 1 minuto e 41 segundos, menos de metade do tempo do Final Cut Pro X .

No teste seguinte com arquivos HEVC (H.265) 8-bit 4K 24 fps HEVC o Davinci Resolve se mostrou mais uma vez mais rápido renderizando o video de 1 minuto em 50 segundos enquanto o Final Cut Pro X demorou 1 minuto e 8 segundos (no entanto hoje 19 de maio a Blackmagic acaba de lançar uma nova atualização DaVinci Resolve 16.2.2 que vem acelera  ainda mais o H.265 ( Esta atualização de software adiciona suporte para renderizações H.265 Main10 aceleradas por hardware no Mac… )

E para terminar Yuryev fez um novo teste com arquivos 10-bit 4K H.265 numa timeline de 30 segundos que demorou 20 minutos no Final Cut Pro X  e 17 minutos no Davinci Resolve.

Conclusão acho que ele deveria comprar no notebook com Windows e sem duvida o Davinci Resolve é o software de edição mais rápido do mercado na exportação.