URGENTE ! CAE aprova isenção de imposto para materiais de fotógrafos e cinegrafistas profissionais

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (22) um projeto de lei da Câmara (PLC 141/2015) que isenta de imposto os equipamentos e materiais importados para uso exclusivo no exercício da profissão de fotógrafo e cinegrafista. O texto recebeu parecer favorável do relator, senador Esperidião Amin (PP-SC). A proposta segue para o Plenário.

Segundo a proposta, a isenção alcança o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as contribuições PIS/Pasep e Cofins. As isenções só podem ser concedidas a equipamentos e materiais que não possuam similar nacional e pelo prazo de cinco anos, a partir da publicação da lei.

O texto prevê algumas exigências para a obtenção do benefício. Entre elas, a comprovação do exercício da profissão (de fotógrafo, repórter fotográfico e cinematográfico, cinegrafista ou operador de câmera) e a declaração de falta de equipamento similar no mercado nacional.

Limites

A isenção vale para equipamentos avaliados em até R$ 50 mil. O beneficiário fica obrigado a permanecer com o equipamento pelo prazo mínimo de dois anos. Na hipótese de acidente, extravio, perda, furto ou roubo, equipamento idêntico poderá ser adquirido com o benefício previsto nos termos e condições estipulados em ato do Poder Executivo. O descumprimento dessas regras obriga o responsável ao pagamento dos impostos dispensados, acrescido de juros de mora e atualizado na forma da legislação tributária.

O autor, deputado licenciado Rodrigo Maia (Sem partido-RJ), reconhece que o projeto implica renúncia de receita. Entretanto, segundo ele, a proposta pode estimular as atividades profissionais de fotógrafos e cinegrafistas e incentivar “uma profissão importante e que muitas vezes é preterida”. Maia afirma que a Receita Federal já concedeu benefício fiscal a equipamentos e materiais fotográficos e cinegráficos não profissionais.

Para o relator, a evolução tecnológica trouxe novas necessidades para os profissionais brasileiros, prejudicados pelo alto custo dos equipamentos importados e pela tributação aplicada sobre eles. “Tal situação poderá gerar defasagem tecnológica, causando grande prejuízo às atividades profissionais destacadas na proposta. Os serviços de registro de imagens alcançam toda a cadeia produtiva e permeiam desde o setor primário, passando pela indústria até o setor de serviços, estimulada cada vez mais pela digitalização de processos e uso intensivo da internet, bem como redes sociais e meios de comunicação móveis”, diz Esperidião Amin.

Fonte: Agência Senado

Artigos recentes

Video thumbnail
Usei tudo no Kling 4.0 . Será Esta a Melhor IA de Vídeo em Qualidade/Preço?
11:32
Video thumbnail
Curso Sony Alpha a6500 – Parte 3 | Aprenda a Configurar a Sua Câmera para Vídeo
43:15
Video thumbnail
O Grande Confronto: 8 Modelos de Vídeo IA Lado a Lado (A Escolha é Sua!)
19:54
Video thumbnail
Copiei os Efeitos e Motion Graphics de Videos Virais Usando Apenas 1 Comando no Claude
12:57
Video thumbnail
O Segredo para Faturar Milhares e Viralizar com AI Influencer
16:16
Video thumbnail
Campanha Completa em Minutos: Vídeos e Banners com Higgsfield Ads Studio
18:38
Video thumbnail
ArtCraft e ImageFlow: Os CLONES da Adobe, Microsoft, Autocad Que Prometem Tudo de Graça! Mas...
09:01
Video thumbnail
Curso Sony Alpha a6500 – Parte 2 | Aprenda a Configurar a Sua Câmera para Vídeo
33:35
Video thumbnail
Curso Sony a6500 – Parte 1 | Configuração, Personalização e Prática
40:30
Video thumbnail
Edição sem software com Claude Opus 5.5 e Higgsfield + Color no DaVinci e remoção no After Effects
22:50
Video thumbnail
Como usar a Higgsfield API sem pagar mensalidade (Ganhe $15)
19:52
Video thumbnail
GPT-6 Astra: Sincronia e Organização no Premiere + Comercial estilo Apple, do zero no After Effects
17:44
Video thumbnail
Da Praia para o Estúdio: O GPT-6 Criou a Minha Vinheta no After Effects
16:01
Video thumbnail
O Melhor Ring Grip BARATO para Gimbals DJI e Outras Marcas
07:17
Video thumbnail
Tropa de Elite se fosse animação
00:31
Video thumbnail
Automação de Vídeos no ChatGPT Para Produtoras e Afiliados (TikTok Shop, Aliexpres e Outros)
19:14
Video thumbnail
Higgsfield + Blender: O Futuro da Criação de Vídeos com IA
15:31
Video thumbnail
ABSOLUTAMENTE TUDO O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ESTA NOVA IA
15:46
Video thumbnail
Meu dragão azul
00:39
Video thumbnail
Gerei Fotos e Vídeos Diretamente no Claude Grátis
13:49