Ha quase uma década que acompanho esta marca chinesa Kinefinity, concorrente da RED. Em 2014 fiz o primeiro artigo falando dela e dos lançamentos das KineMax e KineMini e no ano passado escrevi sobre o lançamento da Mavo Edge 8K. Por isso este ano volto a escrever agora sobre este lançamento e entre 23 a 27 de abril vou fazer uma entrevista com eles na NABShow em Las Vegas, onde ela deve ser apresentada pela primeira vez ao publico.
A MAVO Edge 6K é uma câmera de cinema 6K que vem num corpo de fibra de carbono e alojando um sensor full-frame CMOS 6K. Ele vem com novo mecanismo de processamento de imagem, e-ND motorizado interno de espectro total, mais portas padrão do setor e dois slots de mídia SSD. A câmera pode gravar em todos os tipos de ProRes, incluindo ProRes 4444XQ até 6K.
A câmera estará inicialmente disponível gravando em ProRes 4444 e ProRes XQ em KineLog 3 após o lançamento, mas a Kinefinity garante que numa futura atualização de firmware trará suporte para Cinema DNG Raw. Os dados brutos da imagem não são descompactados, mas serão armazenados sem perdas no CDNG assim que a atualização do firmware estiver disponível no segundo trimestre.
Dual Native ISO impulsiona a imagem com ISO 800 e 5120, que podem facilmente abranger a faixa de exteriores de luz do dia ou exteriores noturnos, combinando fontes de luz ambiente e de fixação para uma aparência mais natural.
Consequentemente, a Edge 6K é capaz de gerar mais de 14 stops de faixa dinâmica com o KineLog3 e pode controlar LUTs 3D personalizados e de terceiros.
A luz também pode ser controlada através dos filtros eEND motorizados internos da Mavo Edge 6K, que fornecerão até 8 pontos de redução de luz eletronicamente. Os filtros variam de 0,6 a 2,4 e podem ser ajustados com controle preciso e calibração de cores em tempo real.
Além disso, enquanto a Mavo Edge 6K suportará as unidades KineMag SSD proprietárias da Kinefinity através de seus slots de mídia SD duplos, a câmera também gravará em qualquer SSD m2 NVMe M.2 2280 com uma placa adaptadora incluída.
A natureza de código aberto do design também significa que a Mavo Edge 6K pode ser alimentado pela placa de bateria híbrida, que suporta baterias padrão de montagem V de 14,8 V, como KineBAT PD 75w/150w, bem como Sony BP-U-type baterias.
Todas essas resoluções e taxas de quadros podem ser capturadas nos seguintes tipos de ProRes:
- ProRes 4444XQ / ProRes 4444 / ProRes 422HQ / ProRes 422 / ProRes 422LT / ProRes Proxy
Gravação Full Frame:
FORMATO | RESOLUÇÃO | FPS MÁX. | CODEC |
6K de largura | 6016 x 2520 | 75 | ProRes |
6K DCI | 6016 x 3172 | 60 | ProRes |
6K portão aberto | 6016 x 3984 | 48 | ProRes |
6K HD | 5760 x 3240 | 58 | ProRes |
6K HD 2.4:1 | 5760 x 2400 | 75 | ProRes |
5K (4:3) | 5376 x 3984 | 48 | ProRes |
5K DCI | 5120 x 2704 | 70 | ProRes |
5K HD 2.4:1 | 5120 x 2160 | 86 | ProRes |
5K (6:5) | 4864 x 3984 | 48 | ProRes |
4K HD (3:2) Exemplar | 3840 x 2672 | 40 | ProRes |
Sobreamostra 4K HD | 3840 x 2160 | 58 | ProRes |
4K HD 2.4:1 Sobreamostra | 3840 x 1600 | 75 | ProRes |
3K HD (3:2) Exemplar | 2944 x 2000 | 48 | ProRes |
Sobreamostra 3K HD | 2944 x 2000 | 58 | ProRes |
3K HD 2.4:1 Sobreamostra | 2944 x 1620 | 75 | ProRes |
Há uma tonelada de opções de resolução e taxa de quadros disponíveis ao fotografar em full Frame. Algumas das taxas máximas de quadros são um pouco estranhas, como 40, 58 e 86.
S35
FORMATO | RESOLUÇÃO | FPS MÁX. | CODEC |
4K HD (6:5) | 4096 x 3432 | 70 | ProRes |
4K HD (4:3) | 4096 x 3072 | 80 | ProRes |
4K DCI | 4096 x 2160 | 112 | ProRes |
4K 2.4: 1 | 4096 x 1720 | 140 | ProRes |
4K HD | 3840 x 2160 | 112 | ProRes |
4K HD 2.4:1 | 3840 x 1600 | 150 | ProRes |
3K (1:1) | 3072 x 3072 | 80 | ProRes |
Sobreamostra DCI 2K | 2048 x 1080 | 112 | ProRes |
2K 2.4:1 Sobreamostra | 2048 x 860 | 140 | ProRes |
Sobreamostra 2K HD | 1920 x 1080 | 112 | ProRes |
2K HD 2.4:1 Sobreamostra | 1920 x 800 | 140 | ProRes |
Existem muitas opções de gravação se você passar para o modo S35. Ter a capacidade de filmar 6K Wide até 92fps e 6K DCI até 72fps são boas opções. Assim como as opções anamórficas 4:3 e 6:5 que permitem gravar até 60fps.
M4/3
FORMATO | RESOLUÇÃO | FPS MÁX. | CODEC |
3K DCI | 3072 x 1620 | 144 | ProRes |
3K 2.4:1 | 3072 x 1200 | 195 | ProRes |
3K HD | 2944 x 1620 | 145 | ProRes |
3K HD 2.4:1 | 2944 x 1200 | 195 | ProRes |
S16
FORMATO | RESOLUÇÃO | FPS MÁX. | CODEC |
2K DCI | 2048 x 1080 | 200 | ProRes |
2K 2.4:1 | 2048 x 860 | 270 | ProRes |
2K HD | 1920 x 1080 | 220 | ProRes |
2K HD 2.4:1 | 1920 x 800 | 290 | ProRes |
Para do bocal de lentes KineMount, a MavoEdge 6K também suporta lentes de bocal PL, ARRI LPL, Sony E-mount e Canon EF. Nenhuma menção, no entanto, se a Kinefinity planeja oferecer suporte a uma opção sem espelho de bocal RF Canon, pois já sabemos que a Canon está planejando descontinuar a linha EF.
Em termos de porta, o Mavo Echo vem com uma ampla gama de opções de conexão de E/S, incluindo BNC 3D-SDI para vídeo, XLR para áudio, um USB-C para transferência de dados de alta velocidade e transmissão sem fio para um dispositivo móvel ou vídeo externo monitor. Há também suporte para follow focus sem fio e o protocolo Cooke/i, que permite que a câmera grave e salve metadados de lente na filmagem, para auxiliar nos fluxos de trabalho de efeitos visuais.
O KinefinityOS oferece controle de taxa de quadros, ângulo do obturador, ISO, abertura, intensidade de ND, temperatura de cor, LUTs e níveis de áudio podem ser ajustados por meio do controle da tela sensível ao toque, facilitando para o diretor de fotografia configurar os parâmetros rapidamente.
O sistema operacional de código aberto da câmera pode ser controlado por meio de botões na lateral do corpo da câmera ou por meio de uma interface de gravador de monitor externo. A câmera também pode ser controlada sem fio por meio de um aplicativo móvel.
Com data de entrega prevista para maio de 2022, o Kinefinity Mavo Edge 6K virá em duas configurações diferentes, incluindo um pacote principal em Space Grey ou Raw Steel a partir de US$ 9.999 e um pacote Profissional por cerca de US$ 14.099.